Com 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify, 6,6 milhões de inscritos no YouTube e mais de 2 bilhões de visualizações em seu canal na plataforma, a 1Kilo ao longo de sua trajetória se consagrou com o formato de voz e violão na cena rap, sendo um dos primeiros grupos a popularizar o gênero acústico e furar a bolha ao conquistar diferentes públicos. O grupo surgiu entre amigos, inicialmente formado em Niterói em 2016 e ao longo dos anos foi crescendo com talentos de diferentes locais do estado do Rio de Janeiro.
Apostando numa sonoridade mais melódica e com letras falando de amor, uma novidade no meio rap na época que era dominado pelo gênero boombap, carregado de batidas mais fortes e versos mais afiados, o sucesso chegou mais rápido do que imaginavam. Em 2017 lançaram ”Deixe-me Ir”, que rapidamente caiu no gosto dos jovens e das pistas, e os alavancou para o mainstream, abrindo portas para o rap entrar organicamente em rádios mais populares, na programação da TV, em festivais e turnês internacionais. Feito esse que os levou a ser o primeiro grupo de rap do país a receber a certificação Triplo Diamante por mais de 450 milhões de streamings em apenas uma canção. Em 2018, a 1Kilo foi apontada como o terceiro grupo mais ouvido pela Billboard. Hoje, ”Deixe-me Ir” acumula mais de 1 bilhão de plays nas plataformas de streaming e no YouTube e segue Top 10 das músicas mais tocadas da década no Spotify.
“Desde que a 1Kilo era só uma ideia, sempre existiu essa identificação forte com o som acústico. A gente queria apresentar algo diferente pra tentar se destacar do restante do cenário. E foi uma ponte pra musicalizar o rap, uma forma de se inserir na indústria fonográfica, do rap ser respeitado e consumido tanto por outros gêneros musicais, como por públicos diferentes. Hoje bem menos, evoluímos muito nesta questão, mas quando começamos existia muito preconceito com o rap. O acústico teve esse papel fundamental de popularizar o gênero e abrir os olhos do mercado, foi um passo muito importante que abriu portas para muitos artistas mostrarem seus talentos e serem respeitados. A gente faz questão de continuar investindo no acústico, porque faz parte da nossa essência e sentimos também como retorno uma identificação muito grande do publico”, conta DoisP, Diretor Criativo da 1Kilo.
Outros hits acústicos do grupo se destacam como “Duro Igual Concreto”, “Tenta Vir”, “De Leve”, “Morena”, “Anjos na Rebeldia” e “Só por Hoje”. O que os levou a colecionar feats com outros diversos nomes, de diferentes gêneros musicais, como Lucas Lucco, Thiago Martins, Vitin (ex-Onze:20), banda Maneva, Gaab, MC Hariel, Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio) e tantos outros.
Com apenas oito anos de existência, a 1Kilo ostenta outros números gigantes. Em plataformas de streaming, são cerca de 12 milhões de fãs, totalizando 9 milhões de horas tocadas em 75 países. De grupo à gravadora, a 1Kilo foi responsável por lançar diversos nomes no mercado, como os rappers Xamã, hoje em carreira solo, Pelé MilFlows e Chris MC.
Formado atualmente por DoisP, Pelé Milflows, Rasta, MZ, Dj Grego, Caslu e Junior Lord, o último grande projeto do grupo, o EP “Resenha”, resgatou a essência acústica do grupo ao misturar rap e samba com convidados especiais. Foi todo gravado ao vivo num cenário deslumbrante, com a vista do mar aberto na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. O apoio dos fãs foi imediato e logo viram que suas raízes estavam mais fortes do que nunca. Para matar as saudades, a página de Instagram da 1Kilo tem postado recentemente um #TBTMemorias revivendo trechos dos seus maiores sons acústicos e tem dado o que falar nas redes.
Desde então, os cantores têm apostado no formato para lançar músicas inéditas, como o próximo single que chega no dia 06 de setembro. “Raio de Sol” traz um feat entre Caslu, uma das grandes apostas do grupo, com o cantor Vitin, que após se despedir da banda de reggae Onze:20, segue em carreira solo.
Cria de São Gonçalo, Caslu fala sobre o convite para Vitin e as inspirações ao compor: “Essa música é muito especial pra mim, eu escrevi em 2020, é um mix de sentimentos que eu sentia por uma pessoa que passou na minha vida. Foram coisas que representaram bastante o que ela transmitia pra mim na época. O Vitin sempre foi uma referência de artista e de voz pra mim, sempre acompanhei a carreira dele. No ‘Resenha’ foi o nosso primeiro contato e trocamos uma ideia, mostrei pra ele umas músicas que eu tinha e ele se amarrou na ‘Raio de Sol’. Depois ele mandou a parte dele e casou bastante, a letra e o som. É uma realização de vida trabalhar com gente que sempre admirei e também quando trabalho com músicas que eu tenho grande carinho. Estamos ansiosos pra soltar essa”, conta.
Embalados pela harmonia delicada de Felipe Rasta, um dos grandes responsáveis por disseminar o acústico no grupo com seu talento para instrumentos como o baixo e o violão, Caslu e Vitin prestam homenagens em seus versos à famosas canções como “Tá Vendo Aquela Lua” (Exaltasamba), “O Nosso Santo Bateu” (Matheus e Kauan) e “Vai Malandra” (Anitta). Entre as rimas, estão os trechos: “Ouvindo aquele CD do Exaltasamba/Enquanto ela rebola no ritmo “Vai Malandra”/“Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu”/Ela não chega aos pés do brilho que você tem /Se tudo der errado e fica tudo mal/Ela vem como sempre só pra deixar tudo bem”.
Com direção de Bruno Veronezi, o videoclipe transmite a atmosfera romântica e suave de “Raio de Sol” com imagens belíssimas de um clássico pôr do sol na Cidade Maravilhosa. Caslu, Vitin e Felipe Rasta apresentam a faixa na Praia do Pontal, localizada no Recreio dos Bandeirantes, em um final de tarde de tirar o fôlego, paisagem que nem os cariocas conseguem se acostumar.
Entre os planos futuros, o rap acústico segue como uma das prioridades, com outros lançamentos e parcerias inéditas por vir. Além de uma edição especial do “Rasta Beats”, que vai unir novamente as raízes da música urbana carregada de instrumentais e muita musicalidade, um projeto com a cara do Diretor Musical da 1Kilo, Felipe Rasta.
Letra de Raio de Sol
Caslu
Você é meu raio de sol
Minha luz e o meu farol
A mais linda estrela
Ilumina o meu coração
Você é meu Rouxinol
Sua voz me acalma
Te vejo da janela
Quando chega só faz verão
Ontem eu tava no trampo e não deu pra te ver
Cê sabe que é maldade gata ficar sem você
Então se quiser mais tarde liga pra matar a saudade
Que eu passo aí de manhã só pra te surpreender
Tomar aquele café juntinho do jeito que cê ama
Se embola trinta minutinho na sua cama
Ouvindo aquele CD do Exaltasamba
Enquanto ela rebola no ritmo “Vai Malandra”
“Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu”
Ela não chega aos pés do brilho que você tem
Se tudo der errado e fica tudo mal
Ela vem como sempre só pra deixar tudo bem
Vitin
Mesmo que você não volte mais
Te dou o benefício da dúvida
Faço tudo pra você ficar
Saudade machuca e dói demais
Eu sei que são coisas da vida
E a gente nem tá sem saída
Ela ama girassóis e eu
“O nosso santo bateu”
Não dá pra desperdiçar
Tudo que a gente escreveu
Ela ama girassóis e eu
“O nosso santo bateu”
Não dá pra desperdiçar
Tudo que a gente escreveu
Caslu e Vitin
Você é meu raio de sol
Minha luz, o meu farol
A mais linda estrela
Ilumina o meu coração
Você é o meu Rouxinol
Sua voz me acalma
Te vejo da janela
Quando chega só faz verão, só faz verão
Ai, ai meu farol
Ai, ai, ai, ai, ai
Ai, ai meu farol
Ai, ai, ai, ai, ai