Um princípio de incêndio atingiu, nesta quarta-feira (11), o barracão da Acadêmicos do Grande Rio, localizado na Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro. A ocorrência foi rapidamente controlada e não deixou feridos nem causou prejuízos materiais.
Em nota publicada nas redes sociais, a escola de Duque de Caxias informou que a situação foi contida pela brigada de incêndio do próprio barracão, com apoio da equipe do Corpo de Bombeiros que atua no complexo.
“A ocorrência foi prontamente controlada pela brigada de incêndio do barracão, em ação conjunta com a equipe do Corpo de Bombeiros da Cidade do Samba, que atuaram de forma rápida e eficiente, seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança. A situação foi normalizada em poucos minutos. Não houve feridos nem qualquer prejuízo material. A Grande Rio reforça que o funcionamento do barracão segue normalmente”, diz o comunicado.
A agremiação também destacou que segue com os preparativos para o Carnaval 2026. Com o enredo “Nação do Mangue”, a escola vai levar para a Marquês de Sapucaí uma homenagem ao Manguebeat, movimento cultural e musical surgido no Recife, em Pernambuco, no início dos anos 1990. Liderado por nomes como Chico Science e Fred Zero Quatro, o movimento misturou ritmos regionais, como maracatu e coco, com rock, hip-hop e música eletrônica.
Além da referência cultural, a Grande Rio pretende abordar a relação de Duque de Caxias com os manguezais, especialmente nas áreas próximas à Baía de Guanabara, como Jardim Gramacho. A região passa por iniciativas de recuperação ecológica e abriga áreas de preservação ambiental, apesar dos desafios relacionados à poluição.
Segundo a escola, os trabalhos no barracão seguem normalmente e a comunidade permanece mobilizada para a realização do desfile no próximo ano.









































