POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Filmes & Séries

Quem Foi a Mãe de Ed Gein? Uma Análise da Infância do Monstro Serial Killer (e como ela supostamente inspirou seus crimes)

quem foi a mae de ed gein
Foto: Divulgação/ Netflix

Ed Gein tinha um relacionamento complicado com sua mãe, Augusta Wilhelmine Gein. O serial killer americano, cujos crimes inspirariam uma série de filmes de terror (incluindo Psicose e O Massacre da Serra Elétrica), também era conhecido como o Açougueiro de Plainfield.

Ed foi preso em 1957 após ser ligado ao desaparecimento de uma proprietária de uma loja de ferragens local, Bernice Worden, segundo o History.

Embora as autoridades tenham encontrado o corpo desmembrado de Worden na fazenda de Ed mais tarde, essa não foi a única prova descoberta. A polícia soube que, por pelo menos uma década, Ed vinha coletando partes de corpos humanos e usando-as para fazer móveis, máscaras e até roupas em sua casa.

Edward Gein – Reprodução

Os investigadores acabaram encontrando os restos mortais de pelo menos 10 mulheres na casa de Ed e também conseguiram ligá-lo ao desaparecimento da proprietária de uma taverna local, Mary Hogan, a quem Ed confessou ter matado, de acordo com o History. Ed diria à polícia mais tarde que ele desenterrava os túmulos de mulheres que o lembravam de sua mãe, que morreu em 1945. Ele acabaria sendo diagnosticado com esquizofrenia mais tarde em sua vida adulta.

“Sua esquizofrenia o fazia sentir-se muito sozinho e abandonado por sua mãe”, disse a psiquiatra forense Carole Lieberman à A&E Crime + Investigation em março de 2025. “E talvez seja por isso que ele ouvia vozes que lhe diziam para conseguir outra mãe.”

Polícia examina instrumentos musicais encontados na casa de Ed Gein – Reprodução

Com Charlie Hunnam e Laurie Metcalf assumindo os papéis de Ed e Augusta na dramatização mais recente da vida do serial killer, Monster: The Ed Gein Story (Monstro: A História de Ed Gein), aqui está tudo o que se sabe sobre a infância de Ed Gein na vida real e seu relacionamento com sua mãe, Augusta Wilhelmine Gein.

Quem era a mãe de Ed Gein?

Augusta nasceu em 21 de julho de 1878, em La Crosse, Wisconsin. Filha de imigrantes alemães, ela se casou com George Philip Gein em 1900 e teve dois filhos, Henry George Gein e Edward Theodore Gein.

Por volta de 1915, a família deixou para trás sua vida em La Crosse, onde George era dono e operava uma mercearia local, para se mudar para uma fazenda nos arredores de Plainfield, Wisconsin. Foi lá que Augusta, uma mulher religiosa, atacava as mulheres modernas para seus filhos, chegando a prever que uma enchente viria para lavar os pecados das mulheres, segundo a TIME.

Augusta Wilhelmine Gein: realidade e ficção / Crédito: Divulgação/Find a Grave / Divulgação/Netflix

Como foi a criação de Ed Gein?

Quando menino, Ed raramente saía da fazenda da família, exceto para ir à escola, segundo a Biography. Ele frequentemente passava seus dias ouvindo os sermões de sua mãe sobre a imoralidade inata das mulheres, de acordo com a Britannica.

A mãe de dois filhos frequentemente advertia seus filhos contra fazer qualquer amizade, e Ed não saía em encontros enquanto crescia, segundo a TIME. No entanto, Ed ainda idolatrizava Augusta e se tornaria obcecado em agradá-la, de acordo com a Biography.

O que aconteceu com Augusta Gein?

Após a morte de George por insuficiência cardíaca em 1940, Henry e Ed arranjaram bicos na cidade para sustentar a casa. Quatro anos depois, Henry morreu em 1944 depois que um incêndio irrompeu perto da fazenda da família, deixando Ed e Augusta sozinhos em casa.

Ed Gein com seu advogado – Reprodução

No ano seguinte à morte de Henry, Ed cuidou de todas as necessidades de sua mãe após complicações em sua saúde. Em 29 de dezembro de 1945, Augusta acabou morrendo de um derrame, segundo a Biography.

Ed então lacrou o quarto de sua mãe do resto da casa da fazenda, deixando-o em um estado quase museológico. Quando a polícia invadiu a casa de Gein muitos anos depois, eles notaram como o quarto de Augusta era uma das únicas partes da casa que permaneceu intacta, enquanto o resto estava cheio de desordem e evidências, segundo a A&E Crime + Investigation.

“Quando você olha as fotos da cena do crime, a casa dele era um desastre total”, disse Louis Schlesinger, professor de psicologia do John Jay College of Criminal Justice, à publicação. “Mas o quarto da mãe dele estava imaculado, exatamente como estava quando ela morreu.”

Foi após a morte de Augusta que a onda de crimes de Ed começou.

O que Ed Gein disse sobre a influência de sua mãe em seus crimes?

Nos 12 anos entre a morte de Augusta e sua prisão, Ed frequentava regularmente cemitérios à noite para exumar os corpos de mulheres recém-falecidas que ele diria mais tarde à polícia o lembravam de sua mãe, segundo o History. Além de usar os cadáveres para criar móveis para sua casa, Ed também começou a construir um traje de pele de mulher feito de restos humanos de pelo menos 15 mulheres, segundo a A&E.

Ele diria mais tarde aos investigadores que seu relacionamento com sua mãe o fazia querer se tornar ela, e o traje aparentemente era seu meio de fazê-lo, segundo a publicação.

Além disso, ele disse às autoridades que Hogan e Worden se assemelhavam à sua mãe, segundo o The New York Times.

O que aconteceu com Ed Gein?

Ed foi finalmente preso em 1957 depois de ser ligado ao desaparecimento de Worden. Na época, as autoridades constataram que ele estava mentalmente incapacitado para ser julgado e ele foi diagnosticado com esquizofrenia logo depois, segundo a Biography.

Por cerca de uma década, Ed residiu em várias instituições psiquiátricas antes que as autoridades legais determinassem que ele estava apto a participar de sua própria defesa e julgamento. Em 1968, ele foi considerado inocente por motivo de insanidade, segundo o Milwaukee Journal Sentinel.

Ele acabou sendo internado no Mendota Mental Health Institute em Wisconsin, onde permaneceu até sua morte por uma doença respiratória em 1984, segundo o The New York Times. Ele tinha 77 anos.

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Veja também

Realities

Brother do Camarote revelou hábito curioso da rotina com Marina Sena e assunto viralizou nas redes.

Famosos

Ator foi visto de braços dados com Rafael Olarra e fotos levantam rumores de romance.

Famosos

Influenciadora recebeu críticas do público após estrear como rainha de bateria da Grande Rio.

Música

Cantora é acusada por compositores brasileiros de copiar elementos de música lançada em 2020.