Caminhando para o lançamento do álbum “Fractal Feminino Vol. 1: Dolores Duran“, a cantora Rachel Cossermelli divulga a faixa “Falsos Amigos”, uma joia resgatada do repertório de Duran. A música recebe nova interpretação de Rachel em colaboração com Loreta Colucci.
Composição original de Dolores Duran, a faixa integra a seleção preparada pela artista para o álbum, que será lançado em 26/04. “Falsos Amigos” foi descoberta por Rachel na pesquisa do biógrafo Rodrigo Faour, revelando-se praticamente inédita e tendo sido gravada apenas uma vez antes do trabalho dele.
“O dueto com a Loreta traz o contraste que eu precisava, ela tem um poder de interpretação que adiciona muito caráter à gravação. Já a sonoridade é mais para o samba-rock, dialogando com a pegada funkeada de ‘Estrada do Sol’, o single anterior”, conta.
Para a faixa, Rachel e Loreta apresentam uma sonoridade que mescla elementos tradicionais do samba com uma abordagem moderna e divertida. O bandolim se destaca na instrumentação, trazendo aquele toque clássico ao mesmo tempo que oferece riffs contemporâneos. A energia descontraída da música é acentuada pelo dueto das artistas, criando um contraste entre as interpretações.
“O tom de conversa entre amigas e a maneira como interpretamos coloca em cheque o que pode ter sido a intenção original desta canção”, explica Rachel.
A mensagem da faixa, transmitida de forma brincalhona e irônica, questiona os relacionamentos baseados em falsidade e ilusão. Essa versão da música traz uma abordagem mais despojada, convidando o público a refletir sobre o significado por trás das palavras.
Rachel Cossermelli encontra inspiração na necessidade de resgatar e celebrar as histórias das mulheres na indústria da música, no caso deste primeiro volume do projeto, será Dolores Duran.
“Falsos Amigos” é direcionada às novas gerações de ouvintes e aos que se sentem conectados com as artistas homenageadas no Fractal Feminino. Suas referências abrangem nomes como Verônica Ferriani, Xenia França, Luedji Luna e Gal Costa.