Jornalistas da Record TV estão sob mira de uma investigação pela emissora após uma denúncia de golpe vinda dos próprios funcionários do canal. Um editor e dois repórteres da filial em Salvador, na Bahia, estariam desviando arrecadações que seriam doadas.
Do trio, o editor e um dos repórter tiveram comprovação no esquema do golpe. Os fundos que o canal vinha arrecadando seriam destinados a uma menina que tratava de um câncer. O caso havia sido exibido no ‘Balanço Geral Bahia’. O apresentador da atração foi avisado por dois doadores do caso.
Na ocasião, o jogador Anderson Talisca e seu empresário haviam enviado uma quantia de R$ 70 mil, que foram desviados pelos envolvidos. O editor foi demitido na semana passada e um dos repórteres está de férias, sendo dispensado após o seu retorno.
A Record TV e o apresentador José Eduardo Bocão confirmaram o caso. A emissora disse que “tomará todas as medidas cabíveis para o caso”.
Apuração
A situação foi descoberta depois do feriado de Carnaval. A reportagem para ajuda foi exibida em setembro do ano passado, onde a mãe da criança fazia o apelo pela ajuda para custeio do tratamento. A chave pix que foi exibida durante o pedido de ajuda foi a de um dos envolvidos no esquema.
Anderson Talisca, jogador do Al-Nassr, clube da Arábia Saudita, doou R$ 70 mil. Mas foi quando ele entrou em contato com a tutora da criança para que o valor doado fosse abatido do Imposto de Renda. A partir daí, descobriu que ela não recebeu nenhuma doação dele ou da Record.
Bocão, titular do ‘Balanço Geral’ no estado, ficou muito revoltado com o caso e repassou as informações para a cúpula da emissora e cobrou soluções para o caso. A filial repassou a situação para a matriz em São Paulo.
Resultados
O editor que estava envolvido no caso já foi desligado da emissora. Os outros dois repórteres serão dispensados após retornarem de suas férias. A demissão será por justa causa, sem o recebimento de qualquer valor pela saída da empresa.