Televisão

Sikêra Jr. é condenado por transfobia após chamar modelo de “raça desgraçada”

Sikêra Jr., apresentador do “Alerta Nacional”, exibido pela RedeTV!, foi condenado a pagar R$ 30 mil de indenização à modelo transexual Viviany Beleboni, após proferir xingamentos a imagem dela com um crime cometido por um casal de mulheres lésbicas.

De acordo com o colunista Rogério Gentile, da “Folha de S. Paulo”, Sikêra ligou Beleboni a um crime que não tinha qualquer relação com ela. “Isso é um lixo, uma bosta, uma raça desgraçada”, afirmou o apresentador ao vivo na TV.

O juiz Sidney da Silva Braga, responsável pelo processo, disse que ficou demonstrado que Jr. se utilizou da transexualidade para associá-la à prática de um crime, termo que não existe na constituição.

“O fato de a autora ser artista reconhecida não autoriza que possa ter sua imagem exposta sem autorização e ser chamada de raça desgraçada em contexto de crítica à prática de um crime que com ela não tem qualquer relação”, disse o magistrado.

Até o presente momento, a defesa de Sikêra ainda não se manifestou sobre o caso. A decisão foi feita em primeira instância e cabe recurso.