Notícias

Thiago Santos Desafia Jon Jones No UFC 239

Thiago Santos Desafia Jon Jones No UFC 239

A luta de Thiago Santos contra o rei do MMA foi considerada o destaque do torneio UFC 239, realizado em julho de 2019. Jones teve que provar sua onipotência na luta contra o brasileiro, famoso por sua habilidade em nocautes incondicionais. Considerando que Santos é um profissional de jiu-jitsu, todos queriam presenciar suas ações ativas em um ambiente inusitado. Para muitos fãs de artes marciais, ainda não estava claro como ele iria tirar um oponente tão incomum do caminho.

Santos Se Preparando Para A Luta Contra A Lenda

A luta foi iniciada pelo próprio D. White, o espetáculo prometia ser magnífico, e por isso despertou cada vez mais interesse nas cotações do 1Win. Thiago chegou ao torneio de Las Vegas apenas uma semana depois de vencer por nocaute pela terceira vez consecutiva. Pouco antes da luta histórica, ele disse que fez todo o possível para estar em esse lugar e, segundo seus sentimentos, estava pronto para chocar a torcida.

Santos abordou a luta com resultados brilhantes. Mais recentemente, ele foi vitorioso em batalhas contra:

  • K. Holanda;
  • E. Anders;
  • D. Manuva;
  • E J. Blachowicz.

Foi nesse período que Thiago esteve em excelente forma, e a preparação para a luta com a figura lendária, que se deu na forma de participação regular em lutas de prestígio, pareceu ser a mais eficaz. Santos estava extremamente motivado para esta luta, por isso se dedicou inteiramente aos treinos, assistiu diversas vezes às lutas triunfantes com a participação do astro do MMA e tentou de todas as formas encontrar falhas em suas estratégias.

Já D. Jones, mesmo tendo sido repetidamente desclassificado por doping, ainda voltou ao octógono e provou sua superioridade. Sua única derrota ocorreu em 2009, em seguida, ele se decepcionou ao finalizar M. Hamill com técnicas proibidas, o que resultou em desclassificação posterior.

Destaques Da Luta E Desafio Para Jones

Contrariando as expectativas da maioria dos torcedores, os momentos em que é costume ir a tais eventos não aconteceram nesta luta. Alguns observadores esportivos consideraram essa luta uma das piores de todas as lutas pelo título em que o astro americano participou, mesmo comparado à luta contra E. Smith, Jones parecia claramente pior.

A competição foi puramente igualitária, mas Thiago demonstrou que nos fragmentos era mais forte e espetacular. No segundo round, Jones derrubou o adversário, mas não conseguiu finalizá-lo. Foi possível desgastar o forte brasileiro no terceiro período do jogo, mas o Santos resistiu heroicamente ao golpe contundente. Depois de um quarto round nada impressionante, Santos estava enérgico com mãos e pés. Olhando para a atuação do brasileiro, pode parecer que a batalha estava apenas começando, no entanto, ele não conseguiu superar o poderoso Jones.

Com isso, a sensação não aconteceu e a decisão do vencedor teve que ser tomada pelos jurados. Dois deles deram a vitória para Jones e apenas um ficou do lado de Thiago.

Perspectivas Do Santos Após A Luta

Claro, a última luta se tornou uma das mais marcantes da carreira do Santos. Pareceu a muitos que, depois do que viram, a carreira de Jones estava chegando ao fim, alguns especialistas disseram até que a luta contra o Santos foi quase vergonhosa.

Thiago logo passou por uma grande cirurgia nos joelhos onde a reabilitação de longo prazo me forçou a abandonar os esportes por um tempo. Após o show histórico em Las Vegas, Thiago não estava na melhor forma mas fez 6 lutas, das quais perdeu cinco. Apenas D. Walker conseguiu vencer por decisão unânime dos árbitros, e nos demais casos todos os juízes foram contra o triunfo do Santos.

Discussão Sobre Resultados E Pontuações Dos Juízes

Não demorou muito para que o ex-candidato ao título dos meio-pesados ​​começasse a falar em uma desforra. Aparentemente, a derrota afetou o moral do brasileiro, que afirmou diversas vezes que o campeonato lhe foi roubado. Em alguns aspectos ele está certo, já que no primeiro, segundo e quinto rounds ele parecia preferível ao seu formidável adversário.

Podemos dizer que o UFC simplesmente não estava pronto para conceder a derrota a D. Jones pela primeira vez. Porém, para reivindicar o campeonato com muita clareza, o Santos faria bem em parecer um pouco mais convincente. Por outro lado, os juízes inevitavelmente jogaram junto com o americano, que era o detentor indiscutível do título. Thiago continua em ação, mas repetir a luta pelo campeonato já parece irrealista. Em 2020, Jones subiu para o peso pesado e renunciou ao título de campeão, mesmo assim, Santos continuou sendo um verdadeiro herói para o Brasil. Pela primeira vez na história do UFC, ele foi o único que encontrou forças para resistir com sucesso ao mais famoso e titulado artista marcial.