Internet/ Influencers/ TikTok

TikTok volta ao ar para alguns usuários nos EUA após declaração de Donald Trump

tiktok
Foto: Reprodução

O aplicativo de vídeos TikTok voltou a ficar online poucas horas depois de o presidente eleito Donald Trump prometer, neste domingo (19), que assinaria uma ordem executiva na segunda-feira (20) para restaurar o aplicativo banido.

A movimentação ocorre cerca de 12 horas após o primeiro desligamento. Os usuários relataram que começaram a ter acesso ao TikTok em um navegador da web e no aplicativo, embora a página ainda mostrasse um aviso sobre o desligamento.

A ação drástica para trazer o aplicativo de volta ocorre depois de o TikTok ter saído do ar para os americanos na noite de sábado (18). Os usuários que tentaram abrir o aplicativo a partir daquele momento receberam um informe de que ele estava offline e um pedido aos usuários para que “fiquem atentos”.

“Uma lei proibindo o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto”, dizia a mensagem do TikTok em parte. O aplicativo também não estava disponível nas lojas Apple e Google Play – assim como os apps Lemon8 e CapCut, que também são de propriedade da empresa-mãe do TikTok sediada na China, ByteDance.

Dada a grande popularidade do TikTok – apenas nos Estados Unidos são 170 milhões de usuários –, a restauração do aplicativo pode ser a primeira grande vitória política de Trump, ao puxar para si a responsabilidade de “resgatar” a plataforma tão utilizada.

No entanto, embora o fechamento do TikTok tenha durado apenas algumas horas, o futuro de longo prazo do aplicativo nos Estados Unidos provavelmente será mais complicado.