Você é uma pré-adolescente do início dos anos 2000, descobrindo os primeiros suspiros inocentes do amor. Gosta de assistir à novela Alma Gêmea e a música de abertura, cantada por Fábio Júnior, embala o seu e milhares de outros corações brasileiros. Corta para 2023: Você é uma cantora profissional, sua carreira está deslanchando e no próximo sábado (28/10), irá abrir o show de Fábio Jr na Vibra, em São Paulo.
Louco, né? Pois este é o ponto de vista de Malú Lomando, cantora, compositora, atriz e poeta. No próximo final de semana, ela abrirá o show deste que é um dos intérpretes e compositores mais românticos do país. Mas como ela chegou lá? Já te contamos: Malú começou a carreira artística aos 14 anos de idade. Em 2019, lançou o clipe da música Meuhomem, que cativou o público, e em 2020 lançou o primeiro álbum, Alphaleonis. As músicas apresentam um mergulho de autoconhecimento em sentimentos profundos, catalisados pela perda e superação. “Eu fui compreendendo, com a quilometragem desses tempos, que o meu trabalho tem um caráter bem reflexivo acerca das emoções – processos de luto, simbólicos ou reais, vulnerabilidade, busca pelo que é autêntico e essencial em nós e como vivenciar isso”, reflete a cantora, que é também pós-graduanda em psicologia.
Pouco depois do disco, lamentavelmente, veio a pandemia da covid-19. Durante o isolamento, como muitos artistas, começou a fazer lives. A partir disso, foi convidada a apresentar um TEDx, no qual mostrou poemas e músicas autorais inéditas. om o retorno dos eventos presenciais, realizou alguns shows, como no teatro Centro da Terra e Teatro da Rotina. “Comecei a entender que o meu trabalhoencontrava com as pessoas de uma forma que trazia uma espécie de experiência. Os retornos que eu tive desde o primeiro disco vinham no sentido de contemplar coisas que as pessoas viviam, mas não sabiam colocar em palavras”, conclui.
Talvez uma dessas pessoas tenha sido Mirella de Luca, empresária artística de Fábio Jr Presente em um show recente de Malú, no Fino da Bossa, a empresária ficou encantada e aconvidou para abrir o próximo show de Fábio em São Paulo. “É uma honra poder abrir o show de um grande artista como Fábio Jr, com tantos anos de uma carreira sólida. Ele tem músicas maravilhosas que marcaram gerações, infâncias e adolescências, especialmente as que estiveram nasnovelas. Ele é um artista que também fala muito sobre amor e relações, o que me agrada bastante, pois também é um tema recorrente nas coisas que eu produzo”, ressalta Malú.
Honrando estes lugares compartilhados, Malú pretende entregar essa mesma experiência de mergulho sentimental com um repertório repleto de clássicos românticos da MPB, de ídolos como Bethânia, Gal, Caetano, Gil e Peninha. Além das releituras, o show contará com muitas músicas autorais, tanto do primeiro disco como canções ainda não lançadas, mas que já vêm causando burburinho nas apresentações ao vivo. É o caso da músicaLicença, que evoca o empoderamento Feminino. Há lugar também para revisão de canções antológicas como Samba da benção, de Vinícius de Moraes, em que ela substitui trechos sexistas por frases mais conscientizadas, sem descartar a beleza da canção e deixar dereverenciá-la.
O show contará também com intervenções poéticas entre as canções, com pegada intimista de voz e violão. Quem a acompanhará no instrumento será o companheiro Felipe Câmara, músico, compositor e engenheiro de som que já trabalhou com grandes nomes da músicapopular brasileira. Isso torna a ocasião ainda mais especial, já que os dois artistas prezam pela independência das carreiras e raramente se apresentam juntos. Para celebrar isso, trarão para o repertório também a música Agora, uma parceria entre os dois lançada no ano passado. O selo de Felipe, Camarada, é responsável pela distribuição digital das músicas de Malú, que tem a carreira agenciada pela Win Produtora.
SERVIÇO
Show de Fábio Jr com abertura de Malú Lomando. Em 28 de outubro, a partir das 20h, na ibra (Av. das Nações Unidas, 17955, Vila Almeida, São Paulo). Ingressos a partir de R$ 60,00, à venda pelo site Uhuu!.