Notícias

Túmulo com 450 “vampiros” é encontrado na Polônia; veja

Imagem do post Túmulo com 450 “vampiros” é encontrado na Polônia; veja
Foto: Reprodução

Restos mortais de 450 pessoas foram encontrados durante uma escavação na vila de Luzino, na Polônia. No entanto, foi a forma como os corpos estavam enterrados que chamou a atenção dos arqueólogos: eles mostravam sinais de rituais anti-vampiros, comuns na região no século 19.

O túmulo foi encontrado por trabalhadores que estavam alargando uma das ruas da cidade. No local, existia uma antigo cemitério construído no século 18, mas extinto em 1945, quando a igreja foi expandida e o local em que os mortos residem foi levado para outra região. À época, de acordo com a imprensa polanesa, os restos mortais enterrados ali foram levados junto com a mudança, no entanto, os corpos dos supostos vampiros permaneceram enterrados. 

Túmulo com 450 "vampiros" é encontrado na Polônia; veja
Foto: Reprodução

A escavação encontrou mais de 450 corpos, todos decapitados e que aparentavam ter sido exumados e enterrados uma segunda vez. No século XIX, muitos tinham medo da “maldição dos vampiros”, em que os mortos voltavam a vida após a serem enterrados. A única maneira de impedir a ressuscitação de seres sedentos por sangue, segundo as crenças, era decapitar os corpos. Na Polônia, de acordo com o arqueólogo Maciej Stromski, a desconfiança sobre vampiros ocorria quando uma pessoa da família de alguém que acabou de morrer adoecia e entrava em estado terminal. 

“Acreditava-se que se um membro da família da pessoa morta estivesse morrendo logo após o funeral, ele ou ela poderia ser um vampiro. Portanto, após o enterro, a sepultura era desenterrada e a cabeça do falecido cortada e colocada entre as pernas”, explicou Maciej Stromski, um dos arqueólogos responsáveis pela escavação, ao portal polonês Nadmorski24.pl.