A jornalista Vera Magalhães anunciou nesta terça-feira (6) que deixará a TV Cultura, emissora onde comandava o programa Roda Viva. O comunicado foi feito por meio das redes sociais. De acordo com Vera, a decisão partiu do canal, que havia confirmado a renovação de seu contrato para 2026, mas voltou atrás posteriormente.
Segundo a apresentadora, a diretora de jornalismo da TV Cultura, Marília Assef, chegou a pedir que ela permanecesse no comando da atração por mais quatro meses. A proposta, no entanto, foi recusada. “Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato”, afirmou.
Vera Magalhães estava à frente do Roda Viva desde 2019 e se preparava para sua sétima temporada no programa, que coincidiria com os 40 anos da atração e com a cobertura das eleições. Em sua publicação, a jornalista relatou que a renovação do contrato havia sido acertada em reunião realizada no dia 10 de dezembro de 2025.
“Manifestei meu desejo de encerrar esse ciclo de forma especial, com a comemoração dos 40 anos do programa e a cobertura eleitoral. Tudo ficou acordado com a direção da emissora, e fui informada de que seria chamada em breve para assinar o contrato”, escreveu.
O cenário, porém, mudou após voltarem a circular notas na imprensa especulando sua saída da TV Cultura. Diante disso, Vera procurou a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus, em busca de esclarecimentos. Posteriormente, em reunião com Marília Assef, foi informada de que os planos haviam sido alterados.
TV Cultura se manifesta. Veja à íntegra:
Em referência ao desligamento da jornalista Vera Magalhães da apresentação do Roda Viva, a TV Cultura ressalta que um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas.
Vera Magalhães esteve à frente do Roda Viva nos últimos seis anos e manteve a relevância do programa durante este período.
Como uma das mais importantes TVs públicas do país, é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato. A diversidade de jornalistas na bancada, vindo dos mais diversos veículos de comunicação do país, também contribui para o debate público das questões que impactam o Brasil e o mundo.
No ano em que completa 40 anos, um dos programas mais prestigiados da televisão brasileira será renovado e dará continuidade ao seu relevante papel, trazendo um novo nome para o time de apresentadores que fizeram a história do Roda Viva.
A Cultura agradece a Vera Magalhães por sua longa contribuição ao Roda Viva e ao jornalismo público.















































