Notícias

Após vandalismo em Brasília, torres de energia são derrubadas em Rondônia e no Paraná

Após vandalismo em Brasília, torres de energia são derrubadas em Rondônia e no Paraná
Foto: Reprodução

Depois do vandalismo em Brasília, torres de energia foram derrubadas em dois estados de duas regiões diferentes. Uma delas é no sul, no estado do Paraná. No norte, o estado de Rondônia. Apesar disso, as operações não foram afetadas e o Sistema Integrado Nacional seguiu sem ocorrências.

“Sabotagem e vandalismo” são termos designados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) depois das ações, podendo afetar a distribuição de energia. As ocorrências foram registradas pela Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Coincidência ou não, horas após a debandada nos prédios públicos da capital federal, torres de energia foram derrubadas entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, em Rondônia.

Com a derrubada da torre, a linha de transmissão foi desligada, sem consequências ao sistema integrado que opera a nível nacional. Por volta da meia-noite do dia 9, segunda-feira, ações foram registradas na linha de Furnas, que liga as cidades de Foz do Iguaçu/PR e Ibiúna/SP.

No relatório da agência responsável pela energia em todo o país, não há condições do clima que derrubem as torres, dando indícios de vandalismo. Pouco tempo depois, ainda na madrugada de segunda (9), uma nova torre foi derrubada. O caso aconteceu na linha de transmissão do Complexo do Madeira, em Rondônia.

Os criminosos cortaram dois estais, que são cabos de aço para a sustentação das torres de transmissão de energia elétrica. O Ministério de Minas e Energia e órgãos responsáveis vão atuar em conjunto nas investigações em operação especial.