O ator Wagner Moura e o filme brasileiro O Agente Secreto foram anunciados, nesta segunda-feira, 8, entre os indicados ao Globo de Ouro 2026. A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho garantiu três nomeações e amplia o destaque do cinema nacional no circuito internacional.
Moura concorre ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, graças à atuação como protagonista do longa. Já o filme aparece em outras duas categorias: Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não Inglesa.
A cerimônia está marcada para 11 de janeiro de 2026 e tradicionalmente funciona como um termômetro para o Oscar. A revista americana Variety, que já havia antecipado a indicação de Moura, aposta inclusive que o brasileiro tem grandes chances de sair vencedor.
Trajetória de premiações
A performance de O Agente Secreto nas premiações internacionais vem repetindo o caminho trilhado por Ainda Estou Aqui. Embora o longa anterior não tenha vencido como melhor filme em língua não inglesa, rendeu a Fernanda Torres o prêmio de Melhor Atriz de Drama.
Ambientado nos anos 1970, em plena ditadura militar brasileira, O Agente Secreto acompanha a história de um professor universitário especialista em tecnologia — interpretado por Moura — que entra em rota de fuga enquanto é perseguido pelo regime.
No último domingo, 7, o filme saiu vitorioso no Los Angeles Critics Association Awards (LAFCA) como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, além de conquistar o segundo lugar na categoria principal e também na de Melhor Atuação para Moura. Em maio, o longa já havia recebido o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes, reforçando sua força na temporada de premiações.














































