POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Famosos

Zé Felipe tem direito aos lucros das empresas da Virginia?

Zé Felipe
Foto: Reprodução

O anúncio da separação entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo com a informação de que o cantor entrou na Justiça pedindo a partilha dos bens acumulados durante o casamento.

Ele teria solicitado ainda a investigação de todos os ativos financeiros da influenciadora, incluindo empresas e contas bancárias. A movimentação levanta uma dúvida comum nas discussões de partilha de bens: em um divórcio, um dos cônjuges têm direito aos lucros das empresas que estão no nome da outra pessoa?

Conforme divulgado, a ação pede o bloqueio de 50% de bens como imóveis, veículos, aeronaves e participações societárias em marcas como a WePink, a Maria’s Baby e a VF Holding. Os advogados do cantor alegam que Virginia teria ocultado parte do patrimônio que, por lei, também pertenceria a ele, uma vez que o casal era casado em regime de comunhão parcial de bens.

De acordo com a advogada e professora Vanessa Paiva, especialista em Direito das Famílias e Sucessões, Zé Felipe e Virginia se casaram sob o regime da comunhão parcial de bens, que é o regime legal padrão quando não há pacto antenupcial em sentido diverso. “Nesse regime, todos os bens adquiridos de forma onerosa durante o casamento integram o patrimônio comum do casal, independentemente de estarem registrados em nome de apenas um dos cônjuges. Portanto, se as empresas da Virginia foram constituídas ou passaram a gerar lucros durante o casamento, Zé Felipe tem direito à metade desses resultados, mesmo que ela figure como única sócia no contrato social”, diz.

Mesmo se Zé Felipe e Virgínia não tivessem oficializado o divórcio, o pedido de partilha de bens já poderia ser solicitado. “No Direito de Família, a separação de corpos ou o fim da convivência conjugal já pode justificar o início da discussão patrimonial. Em alguns casos, a partilha é ajuizada separadamente, justamente para preservar o patrimônio enquanto o divórcio ainda está em trâmite ou sendo negociado. Isso é comum em situações em que há risco de dilapidação de bens ou disputas sobre a origem do patrimônio”, explica Mérces da Silva Nunes, sócia do Silva Nunes Advogados e especialista em Direito de Família, Heranças e Negócios Familiares.

Caso a empresa tenha sido constituída antes do casamento, os frutos civis e a valorização patrimonial ocorridos durante a união entram, também, na partilha – desde que o regime de bens seja o da comunhão parcial, como é o caso de Zé Felipe e Virginia. É o que aponta Aline Avelar, advogada do escritório Lara Martins Advogados e especialista em Direito das Famílias e Sucessões.

“O que se comunica nesse caso não é a empresa em si, mas o acréscimo patrimonial gerado durante o casamento. Isso inclui: a valorização das cotas ou ações; os lucros distribuídos (inclusive os retidos, a depender da prova); o crescimento patrimonial decorrente do esforço comum ou da própria dinâmica empresarial ao longo da convivência. É o chamado direito à “meação” sobre o valor agregado durante o casamento – ou seja, a participação no incremento patrimonial gerado no período, ainda que a origem da empresa seja anterior”, acrescenta a especialista.

A valorização, conforme Avelar, pode ser aferida por meio de perícia contábil ou avaliação especializada, apurando o valor da empresa no momento anterior ao casamento e ao final da união, para delimitação do acréscimo partilhável. A ação do cantor tramita na justiça com valor estimado de R$ 200 milhões.

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Últimas notícias

Globo de Ouro 2026: Wagner Moura faz história e vence prêmio de Melhor Ator - Foto: Reprodução

Famosos

O ator brasileiro Wagner Moura foi incluído na Post Next 50, lista anual divulgada pelo jornal The Washington Post que reúne as 50 personalidades...

Famosos

Influenciadora movimentou as redes sociais com o clique ousado.

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas redes sociais. Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas redes sociais.

Famosos

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs com interação.

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto. Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Famosos

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Notícias

Marca símbolo de status nos anos 2000 enfrenta crise judicial e acusações de manobras fiscais.

Música

Clarinetista francês foi pioneiro do free jazz na Europa e construiu carreira marcada pela versatilidade e parcerias com grandes nomes da música contemporânea.

Veja também

Famosos

A cantora Simony voltou aos holofotes, desta vez por um assunto judicial. A artista está sendo processada pela Rede D’Or São Luiz por uma...

Famosos

O cantor Zé Felipe, de 27 anos, surpreendeu os seguidores ao revelar um detalhe curioso sobre suas preferências pessoais. Filho do sertanejo Leonardo e...

Realities

O participante Big Brother Brasil 26 voltou ao centro das atenções após um momento íntimo exibido pelas câmeras do reality repercutir intensamente nas redes...

Famosos

Henri Castelli desmentiu rumores de que seria milionário.