POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Famosos

Viúva de Pelé é impedida de receber herança automaticamente; saiba tudo

Pelé
Foto: Reprodução

Márcia Aoki, viúva de Pelé, virou notícia esta semana após vir a tona que ela não terá direito automático à fortuna deixada pelo craque do futebol. Um cláusula no código civil impede o acesso dela ao montante, avaliado em cerca de R$ 79 milhões.

Segundo o Código Civil brasileiro, a viu´va está impedida de ter acesso automático ao valor porque os dois se casaram quando o rei do gfutebol tinha 75 anos. A legislação brasileira diz que o casal não pode escolher o tipo de regime no qual querem se casar quando tem mais de 70 anos, nessa fase é obrigatório a separação total de bens, ou seja, tudo que uma das partes tenha adquirido antes do casamento não é compartilhada com o outro, caso um dos dois morra, o outro não tem direito à herança.

Porém, de acordo com UOL, isso não quer dizer que a viúva de Pelé ficará sem nada, já que, em tese, há outras formas de destinar o patrimônio para o cônjuge.

A advogada Laísa Santos, especialista em planejamento patrimonial e sucessário pela FGV, em entrevista ao UOL, explicou que segundo a norma, em vigor desde 2003, tem como finalidade proteger o cidadão do famoso “golpe do baú” quando o casamento é feito por viés econômico somente.

pelé
Pelé faleceu em 2022, aos 82 anos – Foto: Reprodução

A especialista diz que a separação obrigatória de bens para aqueles que têm acima de 70 anos é uma “intromissão indevida do Estado na vida íntima dos indivíduos”.

“Fere a autonomia e a liberdade da pessoa que se casa nessa idade. O fato de completar 70 anos, por si só, não deveria significar incapacidade de escolha e impossibilidade de praticar atos civis, principalmente na questão patrimonial das relações afetivas”, defendeu.

A advogada comenta que a defesa da viúva de Pelé pode argumentar que há algo inconstitucional no artigo 1.641, inciso II, do Código Civil, que obriga essa separação de bens que ela teve com o Rei do Futebol.

“Poderia dizer que presumir a incapacidade de decidir sobre o patrimônio por causa da idade fere os princípios constitucionais de dignidade da pessoa humana, além de escancarar uma discriminação aos idosos”, apontou Laísa.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Anúncios

Veja também

Realities

Matheus Moreira, participante do Big Brother Brasil 26, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após um momento inesperado exibido pelas câmeras...

Famosos

João Guilherme mostrou que pode até perder a amizade de um irmão, mas não perde a piada. O ator deixou um comentário sugestivo em...

Famosos

Desde o grave acidente sofrido enquanto esquiava, em dezembro de 2013, Michael Schumacher permanece longe dos holofotes. Recluso em sua residência em Maiorca, na...

Realities

Um momento inusitado no Big Brother Brasil 26 chamou a atenção do público e movimentou as redes sociais. Durante um banho na casa, Paulo...

Famosos

Durante uma viagem de férias pelo México ao lado de Fátima Bernardes, o deputado federal Túlio Gadêlha precisou ser internado após apresentar problemas de...

Música

O Grammy Awards é um dos eventos mais relevantes da indústria fonográfica mundial, homenageando artistas, produtores e profissionais técnicos pelos trabalhos lançados entre agosto...

Famosos

Interação acontece dias após cantora citar o ex em prévia de nova música e reacende especulações entre fãs.

Música

68ª edição do Grammy Awards acontece neste domingo (1º), em Los Angeles, com apresentações de grandes estrelas e presença brasileira na disputa.