Com o fim do mês de setembro, é comum que as discussões sobre saúde mental esfriem nas rodas de quem não tem verdadeira preocupação com a questão. A valorização da vida se transformando em chamariz caça like, esvazia um debate importante. Seguindo a maré contrária, o trio Kilotones debate o assunto de maneira sólida no seu novo EP ‘Coragem’, disponível a partir de hoje (29) em todas as plataformas digitais.
A busca e encontro por uma sonoridade única, aliada à mensagens de força, esperança e coragem contida na produção poética dos irmãos de Ribeirão Preto, tem sido bem produtiva. A aglutinação equilibrada de variadas influências sonoras e o cuidado de manter uma coesão narrativa focada no reforço do cuidado com a saúde mental em temposbarulhentos e confusos, torna a atual produção musical do Kilotones uma jóia a ser apreciada com atenção.
As camadas sonoras construídas pelos irmãos JP Barrionovo (guitarrista), AJ Barrionovo (baixista e vocalista), e Pedro Barrionovo (baterista e produtor) ganham mais esse capítulo após o interessante EP ‘Terra Brasilis’.
O lançamento segue a trilha de preparativos para a chegada do primeiro álbum, que tem a produção musical de Paulo Vaz (Supercombo) e coprodução do Kilotones.
Se o lançamento anterior versava em cima do surgimento da esperança, o EP ‘Coragem’ toma um caminho autoexplicativo em seu título, funcionando como motor condutor de incentivo para as transformações possíveis. “Nas profundezas mais escuras do meu oceano eu encontrei a luz”, declara a banda em ‘Regatown’.
A viagem poética de ‘Felicidade’ conclama a acreditar na sinergia entre pessoas que acreditam na construção conjunta de um caminho. “Felicidade é pra quem/ Acredita no amor/ Pra quem quer se dar bem/ Se juntar no calor/ Dos braços tipo alguém/ Que entende seus medos/ Que não pesa a dor/ Porque sente também”, dizem os bonitos versos dacanção; “Queremos transmitir uma mensagem de resiliência, mostrando que, apesar dos obstáculos, há uma luz vibrante e um espírito coletivo de esperança que nos impulsiona a olhar para um futuro melhor”, conta AJ.
Ao ouvir o novo trabalho do grupo, é difícil acreditar que o som encorpado seja feito apenas pelos três irmãos. Experiência que também é traduzida nos shows sempre enérgicos do Kilotones. O que eles chamam de música latino-brasileira foi base para os arranjos que surgiram a partir da ideia de JP de usar tamborim sincopado do samba. “Combinou muitocom a música e acabou virando o riff. Experimentamos o uso de delays, reverbs e distorções para modular o som e junto a isso essa preocupação tão importante para nós que é falar sobre o tema da saúde mental, mas de uma forma que não soe pesado, mas sim esperançosa”, disserta Pedro.
A mistura rica e coesa conseguida pelo grupo prenunciam que o álbum por vir chegará para fincar o Kilotones em novo patamar dentro da cena nacional. “Esse sincretismo cultural representa um pedaço da luta e esperança do povo brasileiro e a gente coloca muito isso em nossa música”, conclui Pedro com reforço de JP: “O novo álbum é cheio dessa mistura, guitarrada paraense, a ciranda e o maracatu de pernambuco, o axé baiano, o rock brasiliense, o samba carioca, o lamento caipira paulista e o reggaeton de Porto Rico”.
Já em turnê de divulgação das canções do álbum, o trio convoca a quem deseja conferir sua performance ao vivo a comparecer em Porto Ferreira/SP, (7/10), Araraquara/SP dia 13/10, Santos/SP (4/11) e capital paulista (5/11).
Serviço
Festival do Grupo Galhofa com Kilotones
30/09 – SÁBADO
Onde: Espaço Cultural Galhofas
Endereço:: R. Nicolau Antônio Lobo, 364 – Centro, Descalvado – SP, 13690-000
Horário: 18h
















































