O ator José de Abreu gerou controvérsia nesta quinta-feira (11) ao ironizar a morte do influenciador conservador Charlie Kirk, ocorrida no dia anterior nos Estados Unidos.
No X (antigo Twitter), o veterano artista respondeu a um comentário de um internauta que zombava do falecimento de Kirk, conhecido por seu alinhamento político com o ex-presidente Donald Trump. O ator compartilhou a publicação acrescentando a frase: “Foi visitar o Olavo”, em referência ao escritor Olavo de Carvalho, um dos principais ideólogos do bolsonarismo, que morreu em 2022.
O episódio ganhou repercussão após uma reportagem lembrar que, em março, Charlie Kirk havia pedido a Donald Trump que aplicasse tarifas e sanções ao Brasil, em retaliação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aceitar uma denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. Na ocasião, Kirk acusou o STF de cercear a liberdade de expressão.
Charlie Kirk, de 31 anos, cofundador da organização Turning Point USA, foi baleado enquanto discursava em um evento na Utah Valley University, em Orem, Utah, na quarta-feira (10). Ele foi atingido na região do pescoço e, apesar de ter recebido atendimento médico, não resistiu aos ferimentos.
Kirk era uma figura influente entre jovens conservadores nos Estados Unidos, conhecido por sua atuação midiática e engajamento político alinhado a Trump, tendo papel relevante na mobilização da direita americana.
















































