POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Música

Anaïs Sylla lança single La Mer e anuncia disco para 2022

Anaïs Sylla
Foto: Reprodução

Nascida na França e de origem senegalesa, a cantora e compositora Anaïs Sylla faz da sua trajetória de vida – itinerante e plural – a essência para criar a sua identidade musical que passa por influências da música francesa, brasileira e de sua pesquisa sobre a diáspora afro.

Após herdar os discos que sua avó e sua mãe ouviam (Sade, Oumou Sangaré, Ali Farka Touré, Stevie Wonder) e mergulhar nos estudos sobre a história da escravidão no Brasil, Anaïs iniciou seu trabalho de pesquisa histórica sobre a miscigenação e a emancipação gradual da escravidão. A descoberta do Atlântico negro tomou conta de seus pensamentos e inspirações passando a fazer parte de seu processo criativo.

Lançou em setembro de 2018, seu EP de estreia, Anaïs Sylla e trouxe em suas 4 faixas o resultado da mistura dos elementos de sua pesquisa musical e antropológica combinados à produção eclética do músico e produtor Tó Brandileone.

Anaïs Sylla compõe a cena musical paulista desde 2018 e já se apresentou em casas como Bona, Casa de Francisca, Al Janiah, Jazz B e Jazz nos Fundos. Cantou no Prêmio Trip Transformadores com Luedji Luna e Nelson Sargento e nos Festivais Sangue Novo e Oferendas, ao lado de nomes como Otto e Josyara.

Seu mergulho no universo das navegações particulares e deslocamentos poéticos das migrações afro-latinas foram terreno fértil para a criação de La mer. A nova faixa explora as semelhanças fonéticas no idioma francês entre as palavras “mãe” e “mar” (“la mère”/ “la mer”) para falar desse mar que é mãe e fonte de imensa beleza e força, que faz parte do nosso imaginário e alimenta nossas metáforas sobre a mulher e o feminino, ao passo que também carrega uma memória emocional triste da nossa história, sendo a foz para tantas vidas que terminaram ali.

Além de ser uma expressão da pesquisa da cantora e de sua investigação pessoal, o single traz em sua sonoridade camadas de vozes sobrepostas a uma base instrumental delicada e precisa. Uma linda trança das vozes ancestrais que ecoam nas travessias marítimas.

La Mer faz parte do repertório do primeiro disco de Anaïs que será lançado em fevereiro de 2022, pela Ori Records, e trará 9 canções de sua autoria, com produção de Caê Rolfsen.

Publicidade

Anúncios
Anúncios
error: Conteúdo protegido!