Ariana Grande-Butera (Boca Raton, 26 de junho de 1993), conhecida profissionalmente como Ariana Grande, é uma cantora, produtora musical, atriz, compositora, dubladora e apresentadora estadunidense. Em oito anos de carreira solo, ela venceu dois Grammy Awards em um total de doze indicações.
- Ariana fez sua estreia em 2008, atuando como Charlotte em 13 na Broadway. Entre 2010 e 2013, interpretou Cat Valentine na série Victorious, da Nickelodeon, e reprisou esse papel no spin-off Sam & Cat. Ela também atuou em outros papéis no teatro e na televisão e emprestou sua voz para programas de televisão e filmes animados.
Sua carreira musical começou com a trilha sonora da série Victorious. Desde então, Grande lançou seis álbuns, sendo o primeiro Yours Truly (2013), que alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns americana, a Billboard 200. O feito também foi conquistado em mais dois lançamentos de Grande, My Everything (2014) e Sweetener (2018). Em 2016, com seu terceiro disco, Dangerous Woman, ela alcançou o segundo lugar da mesma parada. Em 2019, a cantora entregou seu quinto álbum de estúdio, no dia 8 de fevereiro, intitulado Thank U Next. E no dia 30 de outubro de 2020 lançou seu sexto álbum de estúdio, Positions.
Além disso, Grande alcançou sete vezes o top 5 da parada americana Billboard Hot 100 com suas canções “Problem”, “Break Free”, “Bang Bang”, “Side to Side”, “No Tears Left to Cry”, além de “Thank U Next” e “7 Rings”, duas que chegaram ao topo da lista. A primeira com sete semanas não consecutivas e a segunda estreando como a terceira música feminina mais ouvida em sua primeira semana. Em 2020, também conquistou o topo com “Stuck with U” com Justin Bieber e “Rain on Me” com Lady Gaga. Voltou ao topo ainda em 2020 com a música “Positions”, primeiro single do seu álbum de mesmo nome.
Grande é a primeira artista na história da parada a ter o primeiro single de cada um dos seus cinco álbuns a estrear entre as dez primeiras posições da Billboard Hot 100. Em 2014, ela ainda ficou entre os dez primeiros colocados por 34 semanas seguidas e teve o maior número de top 10 singles dentre qualquer artista naquele ano.
Em 2019 ela inicia sua terceira turnê mundial, intitulada Sweetener World Tour. A primeira, em 2015 foi a The Honeymoon Tour e a segunda, em 2017, Dangerous Woman Tour, ambas com passagens pelo Brasil.
Seus prêmios incluem três American Music Awards, três MTV Europe Music Awards, nove MTV Video Music Awards e doze indicações ao Grammy, vencendo nas categorias Melhor Álbum Vocal de Pop, em 2018, com o seu quarto álbum de estúdio Sweetener, e Melhor Desempenho de Pop em Duo ou Grupo, pela canção “Rain on Me”. Em 2016, a TIME classificou Grande uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em sua lista anual. Em mais de 10 anos de carreira a cantora vendeu uma estimativa de 85 milhões de discos à nível global. Em 2018, Billboard a nomeou com o título de “Mulher do Ano”.
Em 2020, se tornou a primeira mulher a ultrapassar a marca de 200 milhões de seguidores no Instagram e a terceira pessoa mais seguida do mundo, tendo alcançado o posto de mulher mais seguida do mundo em 2021, mas foi ultrapassada por Kylie Jenner.[11]
Em 2021, tornou-se a nova jurada do programa “The Voice” do canal norte-americano NBC, na sua 21ª temporada, juntando-se assim a Kelly Clarkson, John Legend e Blake Shelton.