Música

Celebrando o reconhecimento crescente do futebol feminino, Marta Maria e Anna Tréa lançam “Chuva de Gol”

Celebrando o reconhecimento crescente do futebol feminino, Marta Maria e Anna Tréa lançam “Chuva de Gol”
Foto: Divulgação

A grande atenção que tem sido dada à Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, que está acontecendo entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, nos levou a um momento nunca visto antes da valorização das nossas atletas futebolistas. E é nesse momento de torcida e celebração que chega “Chuva de Gol”, resultado de um projeto idealizado por Vanessa Resende, médica do esporte que já trabalhou com a Seleção Brasileira Feminina entre
2012 e 2017, como uma forma de homenagem às meninas do nosso futebol. A colaboração conta com vocais da cantora e compositora Marta Maria e da renomada cantora, compositora e multi-instrumentista Anna Tréa, que também têm afinidade com o esporte.

A música começou a ser desenhada há cerca de três anos como uma espécie de “encomenda” de Vanessa, que sempre viveu no esporte e acompanhou essa evolução diariamente. Com a realização da Copa, as autoras acharam pertinente disponibilizar a música, podendo servir até como uma forma de incentivo para as nossas jogadoras que estão atualmente na Oceania. “Há alguns anos eu tinha essa vontade de dar esse presente e de fazer uma homenagem para vocês”, ressalta Vanessa, se dirigindo às jogadoras do futebol brasileiro, logo nos momentos iniciais do vídeo oficial, construído a partir de imagens de atletas brasileiras mostrando toda a sua garra e talento.

Afinal, toda a luta pelo reconhecimento do esporte merece ser valorizada, tendo seus frutos cada vez mais celebrados. Vale lembrar que, até pouco tempo atrás, mulheres não eram sequer associadas ao futebol. A prática do esporte era apenas relacionada aos homens, e toda mulher com vontade e talento para isso era marginalizada. Mas, mesmo com toda a batalha e o esforço que foram necessários para a modalidade feminina ser “aceita” pela sociedade, vemos ainda um abismo de diferença em relação a eles.

Essa canção reflete reconhecimento à luta e ao esforço dessas atletas, que brilham hoje em uma modalidade que durante muito tempo foi desvalorizada (e até proibida por lei). “Mesmo com todo o avanço, as mulheres do futebol seguem ganhando muito menos do que os homens. Muitas vezes, elas precisam ter empregos em paralelo, porque o sonho do esporte não é suficiente para que elas possam viver”, conta Marta Maria. Os versos da música retratam que essa luta não é de hoje e que ainda há muito mais a se conquistar. “É luta de trabalhadora, de mãe e de filha, de forte mulher tirando uma onda e mostrando quem é”, destaca a letra.

Para Vanessa, que foi quem pensou a canção no primeiro momento, “Chuva de Gol”precisava não apenas falar para uma jogadora ou outra, mas para muitas. “Todo mundo vê gol e alegria, mas poucos veem o esforço e tudo que elas enfrentaram para estar lá. Eu tive essa ideia de fazer uma dedicatória para elas, para que elas pudessem ver com orgulho a história de tudo pelo o que passaram. Elas conseguiram, com muita luta, transformar sonho em realidade”, afirma.

A essa poesia escrita a seis mãos se soma um som pop que mostra a amplitude dessadiscussão, com referências de samba, pagode e piseiro inseridas a partir da produção singular de Anna. Tudo isso, é claro, temperado com a contagiante batida do funk. “A ideia foi fazer um som bem nacional para todos cantarem e torcerem junto”, explica Marta.

“Essa música chega em vários lugares de várias formas”, destaca Anna Tréa, que ficouhonrada com o convite para a colaboração, já que, assim como as outras compositoras, também tem uma relação próxima com o futebol. “É também sobre abrir caminhos para as meninas que estão chegando, com o intuito de que isso possa ser cada vez mais leve, fácil e representativo. Assim, celebramos nossas heroínas ao mesmo tempo em que incentivamos que todas as meninas que desejam jogar possam realizar seus sonhos”, reitera a cantora, que integrou remotamente, da Europa, a nova música.