Circula nas redes sociais um deepfake em que o candidato à reeleição para Presidente de República pelo PL, é líder na pesquisa lançada pelo IPEC, o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria, na última segunda-feira (22), data que marcava o encerramento do prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.
A pesquisa foi divulgada na edição do dia no “Jornal Nacional” da TV Globo, com o anúncio feito pela jornalista Renata Vasconcellos. No vídeo, é citado que Jair Bolsonaro (PL) possui 44% das intenções de voto contra 32% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No entanto, o levantamento mostra o inverso do que vem circulando nos meios digitais. Na pesquisa do IPEC, quem tem 44% é o candidato do PT, enquanto Bolsonaro tem 32%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos.
Na margem, Lula pode chegar a 46%, e Bolsonaro a 34%. Ciro Gomes (PDT) tem 6%, Simone Tebet (MDB) tem 2% e Vera Lucia (PSTU) 1%. Eymael (DC), Felipe d’Ávila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UB) foram citados, mas não chegaram a 1% na pesquisa.
Ainda sobre o vídeo falso que circula desde a manhã da última quarta-feira (17), a montagem possui um caráter bem realístico, dando a entender que não existia montagem no vídeo. Além do WhatsApp, o material já circulava em outras redes sociais, como no YouTube