Filmes & Séries

“Depois do Universo”: Filme estrelado por Giulia Be é alvo de processo milionário por suposto plágio

“Depois do Universo”: Filme estrelado por Giulia Be é alvo de processo milionário por suposto plágio
Foto: Reprodução

O filme estrelado por Giulia Be, intitulado “Depois do Universo”, lançado no ano passado pela Netflix, está sendo acusado de plágio.

Segundo informações da coluna de Fábia Oliveira, no Em Off, João Paulo de Carvalho Ribeiro e Lídia Bueno de Oliveira Ribeiro são os autores da ação e alegam que a produção da Netflix usou elementos da obra literária ‘Juilliard – A Arte do Amor’, escrita por eles.

Nos autos do processo, a primeira questão considerada polêmica está no fato de que a capa do livro e a foto principal de divulgação do filme guardam a mesma essência. Isso porque, em ambas, o plano de fundo é um teatro, com os assentos do público em evidência, estando em primeiro plano o casal de protagonistas com as mãos entrelaçadas e trocando olhares apaixonados.

O processo aponta para outras semelhanças inegáveis entre as obras. No livro, a personagem principal, ‘Julie’, sofre de leucemia, uma doença que afeta o sangue, e atua como pianista, sonhando em trabalhar na área da música. No filme, a personagem ‘Nina’, interpretada por Giulia Be, cultiva o mesmo sonho, toca o mesmo instrumento e também sofre com uma doença do sangue, no caso, o lúpus. As duas obras contam, ainda, com um personagem masculino principal, intitulado ‘Gabriel’. No livro, no entanto, Gabriel é um dançarino enquanto no filme, ele atua como médico, responsável pelo tratamento de saúde de ‘Nina’.

Ainda segundo Fábia Oliveira, nas informações do processo existem exatamente 70 pontos suscitados que seriam muito parecidos entre as obras e que evidenciariam a ocorrência do plágio. Nas duas, por exemplo, ‘Nina’ é obcecada pelo piano e toca o instrumento de forma imaginária, como se dedilhasse um objeto flutuante. Segundo os autores da ação, o caso em questão ultrapassaria, e muito, a simples esfera do que é “parecido”, sendo a produção da Netflix uma cópia descarada da obra literária.