Símbolo de uma das empresas de entretenimento mais conhecidas do mundo, a Disney pode perder o direito de usar, com exclusividade, o Mickey Mouse. Essa mudança no uso do personagem pode acontecer porque o primeiro curta animado de “Steamboat Willie”, a primeira versão de Mickey, completará 95 anos no dia 1 de outubro de 2024.
Segundo a lei de direitos autorais dos Estados Unidos, o desenho se tornará domínio público daqui a dois anos. Sem a proteção da justiça americana, a Disney não poderá mais controlar a imagem do rato mais famoso do mundo, ou seja, a partir de 2024, artistas e outras empresas poderão usá-lo sem autorização prévia.
No entanto, mesmo havendo a expiração do direito autoral, quem for utilizar o personagem para outros fins não poderá inserir nenhum outro elemento do mundo Disney. Se isso aconteçer, a empresa pode processar por violação de marca registrada.
Segundo informações do jornal britânico The Guardian, a Disney ainda manterá os direitos autorais de qualquer outra variação do personagem, filmes e obras de arte que vieram depois até que cada um também complete 95 anos.