O dublador Ricardo Schnetzer, conhecido por emprestar a voz a grandes nomes do cinema como Al Pacino, Richard Gere e Nicolas Cage, está pedindo apoio financeiro após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). O pedido foi feito por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram na última sexta-feira (9).
Com uma carreira marcada por trabalhos de destaque na dublagem brasileira, Schnetzer também ficou conhecido por atuar em produções de animação, como Capitão Planeta e Caverna do Dragão. No vídeo, quem explica a situação de saúde e as dificuldades enfrentadas atualmente é o sobrinho do dublador, Victor Vaz, que também atua na área.
Segundo Victor, Ricardo precisa de cuidados constantes, incluindo acompanhamento de uma cuidadora e sessões de fisioterapia. “Neste momento, ele precisa de uma cuidadora, fazer tratamento de fisioterapia. Só o dinheiro que ele ganha da aposentadoria, infelizmente, não dá”, afirmou. O dublador aparece brevemente na gravação para agradecer o apoio: “Oi, pessoal. Muito obrigado, mesmo, a todos vocês”.
Uma vaquinha online foi criada para ajudar a custear o tratamento e as despesas médicas. A meta da campanha é arrecadar R$ 200 mil. Até a noite deste sábado (10), cerca de R$ 54 mil já haviam sido doados. As contribuições podem ser feitas por meio do site da campanha ou via chave Pix divulgada pela família.
Segundo informações do site do Ministério da Saúde do Brasil, a esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurodegenerativa grave, caracterizada pela morte progressiva dos neurônios motores, responsáveis por enviar comandos do cérebro aos músculos. A condição não tem cura, é progressiva e pode levar à perda irreversível dos movimentos, comprometendo funções básicas como falar, engolir e respirar.














































