Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícias

Microsoft diz que cabos submarinos no Mar Vermelho foram rompidos

Interrupções afetam tráfego entre Europa, Ásia e Oriente Médio; conflitos na região dificultam reparos

Microsoft diz que cabos submarinos no Mar Vermelho foram rompidos
Prédio da Microsoft na França — Foto: REUTERS/Charles Platiau

A Microsoft emitiu neste sábado (6) um comunicado alertando para possíveis lentidões em seu serviço de nuvem, o Azure, devido a múltiplos rompimentos de cabos submarinos de internet no Mar Vermelho. A empresa não detalhou como os cabos foram danificados, mas informou que a situação já impacta o tráfego de dados entre a Europa, a Ásia e o Oriente Médio.

De acordo com a nota divulgada online, usuários que acessam serviços hospedados na nuvem da Microsoft em regiões conectadas por essa rota crítica podem enfrentar interrupções ou degradação de desempenho. A companhia afirmou que suas equipes de engenharia estão trabalhando ativamente para mitigar os impactos por meio de rotas alternativas, redirecionamento de tráfego e busca por novas parcerias com provedores da região.

“O tráfego que atravessa o Oriente Médio com origem ou destino para as regiões da Ásia ou da Europa pode sofrer interrupções ainda maiores”, informou a Microsoft. “Estamos utilizando capacidade diversificada e discutindo opções alternativas com outros provedores.”

O Mar Vermelho é um ponto estratégico para as telecomunicações globais, funcionando como elo entre Europa, África e Ásia via Egito. No entanto, a instabilidade geopolítica na região tem dificultado os reparos dos cabos. Conflitos, como os ataques do grupo rebelde Houthi a navios comerciais, têm aumentado os riscos e comprometido operações logísticas.

A Microsoft também alertou que o restabelecimento completo do serviço pode levar algum tempo, dada a complexidade da situação. O Azure é atualmente o segundo maior provedor de serviços em nuvem do mundo, ficando atrás apenas do AWS, da Amazon.

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Veja também

Sticky Post

Publicação acidental viraliza e gera repercussão nas redes sociais

Televisão

Circulam nos bastidores da televisão informações de que o programa A Tarde é Sua, apresentado por Sônia Abrão, pode estar próximo de chegar ao...

Famosos

Críticas nas redes podem virar disputa judicial envolvendo honra e proteção de menores.

Famosos

Dívida de mais de R$ 33 mil pode gerar bloqueio de bens e negativação

Copyright © 2017-2026 Sistema POP Mais de Comunicação LTDA