A internet hoje presenciou mais um caso lamentável de racismo, e desta vez escancarado. O ex-diretor da Band, Rodrigo Branco, participou de uma live no Instagram com a influencer Ju de Paulla, e disparou uma série de comentários racistas contra a participante Thelma, do Big Brother Brasil 20, e a jornalista Maju Coutinho.
“Todo mundo tá votando nela, porque ela é negra coitada”, disse ele se referindo à Thelma Assis. “Semana passada ganhou uma provinha ficou se achando melhor que todo mundo”, continuou.
Em seguida ele ataca a âncora do Jornal Hoje, da TV Globo: “É péssima, só está lá por causa da cor… Qual foi a carreira dela? A carreira dela foi ser xingada”. Confira no vídeo:
Após a repercussão negativa, Branco pediu desculpas. “Todo mundo que me segue sabe que eu falo o que eu penso”, começa ele. “Hoje eu participei de uma live da Ju de Paulla e falei um monte de merd*. Não falei nada como eu penso ou eu queria explicar ou queria falar. Fui totalmente racista”, disse. Veja no vídeo abaixo:
Nota Editorial
Lamentavelmente vivemos em um Brasil 2020 que ainda açoita os negros de forma covarde, como se fossem animais que estão ali para servirem de diversão para elites brancas. A diferença é que hoje o “tronco” é virtual.
O pedido de desculpas do Rodrigo Branco mascara uma vergonha… Sim, reconhecer erros é importante. Mas quando esse erro é justificado com “não falei nada como penso”, onde ao mesmo tempo o vídeo mostra um tom de prazer em pronunciar tais absurdos, fica difícil acreditar em palavras jogadas ao vento.