A Federação Cearense de Futebol (FCF) anunciou, nesta segunda-feira (5), uma medida inédita no futebol brasileiro: os árbitros das partidas do Campeonato Cearense concederão entrevistas coletivas ao fim dos jogos. A iniciativa começa a valer já na edição deste ano do Estadual, que tem início nesta terça-feira (6).
De acordo com a FCF, os árbitros só irão à sala de imprensa após o término das entrevistas dos treinadores das equipes envolvidas e depois do preenchimento e registro online da súmula da partida. A ação tem como objetivo ampliar a transparência e esclarecer decisões tomadas durante os jogos.
O Campeonato Cearense 2026 começa com o duelo entre Maracanã e Ferroviário, marcado para as 19 horas, no estádio Almir Dutra. Na primeira rodada, Ceará e Fortaleza não entram em campo. As estreias do Vovô e do Leão acontecem apenas no sábado (10) e no domingo (11), respectivamente.
Ao todo, dez clubes disputam a primeira divisão do Estadual: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Maracanã, Floresta, Iguatu, Tirol, Horizonte, Maranguape e Quixadá.
No novo formato da competição, as equipes foram divididas em dois grupos. O Grupo A é composto por Ceará, Floresta, Iguatu, Tirol e Maranguape, enquanto o Grupo B reúne Fortaleza, Ferroviário, Maracanã, Horizonte e Quixadá. Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, com quatro partidas para cada equipe, todas dentro da própria chave.
Os três melhores colocados de cada grupo avançam à fase seguinte. Na segunda etapa, as seis equipes classificadas serão redistribuídas em duas novas chaves e se enfrentarão em jogos únicos, em confrontos cruzados entre times dos Grupos A e B. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais, quando os duelos voltam a ocorrer entre equipes do mesmo grupo. Com esse formato, não há possibilidade de um Clássico-Rei decidindo vaga na final do torneio.














































