Com a aproximação do primeiro turno das Eleições deste ano, alguns ajustes serão necessários para o encaixe da Propaganda Eleitoral, garantida pela Lei Nº 9504/97. Nela, todos os veículos de comunicação, como as emissoras de rádio e TV aberta, terão blocos e inserções para os candidatos pedirem o voto do eleitor.
A campanha nas ruas já está liberada, e no próximo dia 26 de agosto, em uma sexta-feira, começa o Horário Eleitoral na TV e no rádio. Serão dois blocos diários de 25 minutos cada, de segunda à sábado, durante a realização da campanha até dois dias que antecedem a votação, além das inserções de 30 segundos durante os intervalos comerciais.
Na Globo, “Praça TV 1ª Edição”, “Globo Esporte”, “Jornal Nacional” e “Pantanal” serão os principais a sofrerem mudanças. O primeiro bloco do Horário Eleitoral é às 13h. Com isso, as notícias locais vão até 12h40, e na sequência o “GE”.
No horário nobre, as alterações são ainda mais específicas, já que nas quartas-feiras têm as transmissões de futebol na Globo. De segunda a sábado, exceto quarta, o “Jornal Nacional” começa 20h55 e terá uma hora de duração. “Pantanal” abre a faixa das 22h, chegando a perder o título de “novela das nove” durante as Eleições.
Já nos dias de futebol, o “JN” é mais curto, com meia hora de duração, indo de 20h até 20h30. Já a novela das dez vai de 20h55 às 21h20.