A Globo passa a seguir na tentativa de emplacar sucesso com suas novelas no horário nobre da emissora. Depois de acumular alguns fracassos em faixas consideradas importantes para o mercado publicitário, o canal vem com a ideia de remakes de produções de sucesso.
Um grande exemplo disso é a novela “Pantanal”. Um sucesso que em sua nova versão, fez história na audiência do canal, com números superando a barreira dos 30 pontos somente na Grande São Paulo, impulsionando demais atrações, como o “Jornal Nacional”.
Vale lembrar que duas atuais novelas sofrem com o desgaste no Ibope. “Cara e Coragem” só conseguiu sucesso na sua reprise da madrugada. No horário das sete, chegava a ter menos audiência que o “SPTV 2ª Edição”.
“Travessia” é uma trama que, apesar de ser contada nos tempos modernos, soma fracassos ao longo de sua exibição, chegando a ter pífios 14,5 pontos em seu pior dia. As expectativas é de que o canal encerre sua exibição antes do previsto e aproveite o impulso do “BBB” para divulgar o novo produto do setor de entretenimento.
Para se ter uma ideia do desgaste no departamento de dramaturgia, pelo menos 50 novas histórias foram derrubadas, segundo o NaTelinha. A preocupação no jeito de ‘inovar’ nas tramas vem ofuscando o andamento para produção e exibição.
Uma das novas propostas para aprovação de um projeto dos autores é mostrar a realidade do Brasil, cativando o público com histórias que mostram outras regiões do país, fugindo dos eixos das duas maiores capitais, Rio e São Paulo.
Com o impasse, a alternativa vem sendo os remakes, como das novelas “Elas por Elas” e “Renascer”. Por enquanto, o plano é momentâneo, e outras soluções estão sendo buscadas, mas não se nega a preocupação da aposentadoria de autores consagrados e do seguimento que os novos roteiristas possam ter ou não nas novelas da casa.