A tela derreteu, ou pelo visto se tratando de dados. A grande sessão de filmes das segundas-feiras da Globo viu sua audiência desaparecer no ano de 2022. Além da líder do mercado, outras emissoras viram a faixa de longa metragem diminuir de Ibope.
Se tratando da “Tela Quente”, as perdas vêm causando prejuízo ao canal, algo que anteriormente era notado como um produto do entretenimento que trazia lucros para a emissora carioca. No SBT, o “Cine Espetacular” vem perdendo espaço na maior metrópole do país.
Em 2019, a sessão de filmes da Globo marcava uma média de 20,5 pontos na Grande São Paulo, com perdas nos anos seguintes. Vale a ressalva do ano de 2020, já que as medidas de isolamento terem tornado a TV como um entretenimento fez a audiência subir, não sendo o caso de tudo, incluindo produtos que vão ao ar em faixas de share menor, entre 23h e 5h.
No ano de medidas como o “lockdown”, a tela começou a sentir a nuvem de chuva apagando a audiência do programa, estando com 19,6 pontos em média por filme. O tombo maior vem em 2021, onde o percentual apresentado é de apenas 14,7 pontos.
Se for levado em consideração a média até a última edição, no último dia 12, houve uma leve alta de 3%. Até então, o 2022 para a “Tela Quente” foi de média em 15,1 pontos, ainda distante de seus bons índices há três anos.
A queda em paralelo deste ano e de 2019, considerando o pior ano da sessão de produções, é de 28%. Ou seja, de cada 10 pessoas com domicílios em São Paulo, 3 deixaram de ver filmes nas noites de segunda na Globo.
No SBT, o “Cine Espetacular” desencantou e declinou em mais de 50%, perdendo metade da audiência paulistana em três anos. Em 2019, o acumulado da sessão do canal 4 de produções de longa metragem era de 8,3.
Na época, a Globo sentia os beliscos vindos da emissora de Silvio Santos com o “Cine”. Hoje, a distância entre as duas atrações de filmes é de 278%. Sim, a “Tela Quente”, mesmo vindo de uma audiência menor, ainda consegue cravar quase quatro vezes o que rende os filmes de terça no SBT.
Em 2020, a média do SBT com o “Cine Espetacular” era de 6,2 pontos. No seu ano seguinte, já houve uma queda bem acentuada, em 29%. Já em 2022, a média é de apenas 4,0 pontos na Grande SP. A queda entre os três anos é de 52%.