A RecordTV e Luiz Bacci, apresentador do ‘Cidade Alerta, foram condenados pela Justiça paulista a pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais para uma mulher que foi alvo de uma reportagem em março de 2021.
Segundo notícia publicada pelo UOL, o programa jornalístico está sofrendo sansões da justiça devido uma reportagem em que uma mulher contava a atração que estava sendo chantageada por um ex-namorado, que estaria exigindo dinheiro para não divulgar suas fotos íntimas.
Mas segundo a mulher, a história foi contada de forma errada para o público. “O apresentador Luiz Fernando Bacci, sem qualquer respeito à autora [do processo] e com intuito de apenas obter audiência, inventou que ela era vítima de chantagem por fotos íntimas”, afirmou à Justiça a advogada da vítima.
Nos autos do processo aberto contra a RecordTV e o apresentador, a representante da vítima alega que a sua cliente estava, na verdade, sendo vítima de um crime de estelionato. Fingindo ser policial, o ex-namorado dizia que ela tinha débitos com a Receita Federal e que, se não pagasse a “multa” a ele, seria presa.
Em sua defesa, a RecordTV e Luiz Bacci afirmaram que a reportagem “abordou fatos verídicos e devidamente apurados”. “O seu conteúdo foi produzido face às informações prestadas pela entrevistada, bem como pela autoridade policial.”
Entretanto, para o juíz Henrique Villaverde, a atitude da emissora e do apresentador foi “dolosa” e dispensou qualquer argumentação provenientes dos acusados.
“Ninguém, tanto autora quanto autoridade policial, bem como nada nos documentos juntados, mencionam o fato anunciado pelo jornal. […] A reportagem é apelativa e sensacionalista, apresentando fatos distorcidos da realidade”, finalizou o magistrado.
Mesmo com a decisão favorável a vítima, Luiz Bacci e o jurídico da RecordTV ainda podem recorrer do caso.