Nos colocando em lugar que nossa geração nunca imaginou, a pandemia nos colocou em uma posição incapacitadora, onde durante longos meses, foi necessário se manter isolado do resto do mundo ao máximo. Porém, além de todas as tristezas, fake news e problemáticas, muitos artistas escreveram e lançaram músicas durante esse período, coisa que trouxe um alívio e que se tornou um escape para muitos de nós. Por isso, o POPMais preparou uma lista de 5 álbuns que foram lançados durante esse momento tão difícil para todos.
Lady Gaga – Chromatica (29 de maio de 2020)
Apesar de não ter sido gravado durante a pandemia, o álbum “Chromatica” de Lady Gaga marcou o início do lockdown de muita gente. Tendo seu primeiro single lançado no dia 28 de fevereiro, o álbum tinha lançamento previsto para o dia 10 de abril, mas acabou sendo adiado após a COVID-19 ter sido classificada uma epidemia. O álbum teve diversos projetos cancelados, como o show no Coachella e no iHeartRadio, porém, não deixa de ser um projeto incrível que nos tirou um pouco de todo o caos do momento.
Ariana Grande – Positions (30 de outubro de 2020)
Completando um ano neste sábado, o álbum “Positions” vem em segundo lugar na nossa lista. O álbum que conta com 14 faixas e um pouco mais de 41 minutos, traz um pouco do que já conhecíamos de Ariana dos álbuns “Sweetener” e “thank u, next”, porém, com uma roupagem nova. O projeto foi gravado durante a pandemia, mas não foi por isso que a qualidade ficou de lado, já que a cantora trouxe um álbum com ótimas composições e uma produção incrível. Se você ainda não ouviu, corre lá e confere!
Demi Lovato – Dancing With The Devil…The Art Of Starting Over (02 de abril de 2021)
Chegando em 2021, temos o incrível “Dancing With The Devil…The Art Of Starting Over” de Demi Lovato. O projeto traz músicas confessionais e pessoais, onde Demi conta sobre os momentos que ela viveu antes e depois de sua overdose de 2018. O álbum ainda conta com uma série documental onde Demi, amigos e familiares detalham os acontecimentos da vida durante esse período, incluindo algumas experiências vividas durante o isolamento.
Leia também: Lista | 5 álbuns com projetos audiovisuais para você conferir neste final de semana
Luísa Sonza – Doce 22 (18 de julho de 2021)
E se você acha que artistas brasileiros não entregaram lindos trabalhos durante esse período, você está muito enganado. Em julho desse ano, a cantora Luísa Sonza lançou seu álbum “Doce 22” com canções tanto para dançar no quarto com os amigos, quanto para tomar um bom vinho tinto e sofrer pelo amor que nem temos. Brincadeiras a parte, o álbum traz canções para apreciarmos em diversos momentos e “vibes”. Vale ressaltar que ele ainda tem 3 faixas para serem lançadas, então aguardemos.
Halsey – If I Can’t Have Love, I Want Power (27 de agosto de 2021)
Fechando nossa lista com chave de ouro, temos o projeto audiovisual de Halsey. Gravado durante a pandemia e a gravidez da cantora, o álbum conta com 13 faixas que segundo a cantora, começaram a ser escritas devido sua gravidez, onde ela queria transcrever as sensações e os sentimentos que ela estava sentindo durante o período. Já o filme que acompanha o disco, é um horror que conta a história de uma mulher na era medieval que descobre sua habilidade de criar (e talvez acabar) com a vida, além de explorar seu lado poderoso e sombrio. O filme é extremamente aberto a interpretações, então, fique a vontade para discordar a minha visão sobre ele.
Bônus: Selena Gomez – Revelación – EP (12 de março de 2021)
Como bônus escolhemos o EP “Revelacíon” de Selena Gomez, pois ele não se encaixaria completamente na lista original. O projeto em espanhol foi gravado em um estúdio caseiro montado na casa de Selena e conta com apenas 7 canções que somam um pouco menos de 20 minutos. Uma curiosidade interessante é que para os projetos visuais de divulgação, a cantora exigiu que a maior parte da equipe fosse de pessoas latinas, tendo até mesmo, contratado um diretor brasileiro para dirigir o clipe do segundo single do EP, “Baila Conmigo”.
Vale lembrar que por mais que na matéria tenhamos nos referido a pandemia como algo que já nos deixou, ressaltamos que ela ainda não acabou e que devemos seguir tomando as medidas de proteção e nos vacinando, pois isso salva vidas.