Notícias

Lula é diagnosticado com pneumonia e cancela viagem às pressas

Lula é diagnosticado com pneumonia e cancela viagem às pressas
Foto: Reprodução

Diagnosticado com Influenza A e pneumonia bacteriana, o presidente Lula cancelou, neste sábado (26), a viagem que pretendia fazer à China a partir deste domingo. A decisão foi tomada após nova avaliação médica, que concluiu que o presidente deve aguardar sua recuperação antes de enfrentar um voo de mais de 20 horas e uma extensa agenda de compromissos.

Uma nova data será agendada, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). O governo espera que a visita fique para abril, mas isso depende de negociação com os chineses.

De acordo com a infectologista Ana Helena Germoglio, médica da Presidência, o cancelamento da viagem foi uma questão de precaução e uma decisão tomada para não expor outras pessoas ao risco de infecção. Com quadro inicial de pneumonia leve, o presidente foi diagnosticado também com influenza A, o que foi decisivo para a recomendação de adiamento da viagem. De acordo com Germoglio, Lula não apresenta piora do quadro e está respondendo “muito bem ao tratamento”.

“Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, disse a nota oficial divulgada.