A jornalista Theresa Walcacer, uma das pioneiras do jornalismo da Rede Globo, faleceu na manhã desta quinta-feira (9), aos 81 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ao longo de 42 anos de carreira na emissora, Theresa marcou presença em grandes programas como o Jornal Nacional, Globo Repórter, GloboNews e Jornal Hoje.
Trajetória de uma profissional exemplar
Nascida em Manhumirim (MG), em 19 de setembro de 1944, Maria Theresa Tostes Walcacer iniciou sua trajetória acadêmica cursando Filosofia na PUC-Rio, e posteriormente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ela começou sua carreira jornalística em 1967, como freelancer nas revistas Pais & Filhos e Geográfica Universal, da Editora Manchete, além de colaborar com a Editora Vozes.
Em 1971, Theresa foi contratada pela Rede Globo, inicialmente para o departamento de pesquisa do jornalismo. Rapidamente, passou a integrar a equipe do Jornal Nacional, participando de coberturas marcantes como a morte do líder soviético Nikita Kruschev e o desabamento do viaduto Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
Mais de quatro décadas dedicadas à comunicação
Durante sua longa trajetória, Theresa Walcacer ocupou cargos importantes, como gerente da Fundação Roberto Marinho e diretora do programa Globo Ciência, além de integrar o Papo com Armando Nogueira, no SporTV.
A jornalista se aposentou em 2013, encerrando uma trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à televisão e ao jornalismo de qualidade.
Theresa deixa dois filhos e cinco netos, além de um legado de profissionalismo, ética e amor pela comunicação.











































