Bob Weir, guitarrista americano e um dos fundadores da lendária banda de rock psicodélico Grateful Dead, morreu aos 78 anos. A informação foi confirmada pela família neste sábado (10). A causa da morte não teve data nem local divulgados.
Em comunicado, os familiares informaram que Weir faleceu de forma tranquila, cercado por pessoas próximas, após enfrentar com coragem um câncer diagnosticado em julho do ano passado. Segundo a nota, o músico acabou não resistindo a complicações pulmonares preexistentes.
Mesmo em tratamento, Bob Weir celebrou 60 anos de carreira em agosto, com três apresentações consecutivas em sua cidade natal, São Francisco, demonstrando vitalidade e forte ligação com o público.
Fundado na década de 1960, em meio à efervescência cultural da Califórnia, o Grateful Dead surgiu da união de Bob Weir com Jerry Garcia, Bill Kreutzmann, Ron McKernan e Phil Lesh. A banda se tornou um dos principais símbolos da contracultura, marcada pela mistura de rock psicodélico com blues, country e jazz.
Mais do que músicas consagradas como Truckin’ e Casey Jones, o grupo construiu sua reputação com apresentações ao vivo sempre diferentes entre si, conquistando uma base fiel de fãs conhecidos como “Deadheads”.
O Grateful Dead entrou para a história ao se tornar a primeira banda de rock ocidental a se apresentar aos pés das pirâmides do Egito, no fim da década de 1970. Em 1994, o grupo foi incluído no Hall da Fama do Rock & Roll. A banda encerrou suas atividades em 1995, após a morte de Jerry Garcia.
Apesar disso, os integrantes voltaram a se reunir em diferentes ocasiões. Em 2015, após uma turnê de despedida, Bob Weir e outros membros anunciaram um novo projeto, o Dead and Company.
Com a morte de Weir, Bill Kreutzmann, de 79 anos, passa a ser o único fundador vivo do Grateful Dead. O baixista Phil Lesh morreu em 2024, aos 84 anos, enquanto Ron McKernan faleceu em 1973, aos 27 anos, em decorrência de problemas de saúde associados ao alcoolismo.
















































