Música

Morre o cantor Tonny Bennett, aos 96 anos

Morre o cantor Tonny Bennett, aos 96 anos
Foto: Reprodução

Tony Bennett, o tradicional cantor de pop e jazz conhecido por canções como “The Way You Look Tonight” e “I Left My Heart in San Francisco”, morreu, informou a Associated Press. Ele tinha 96 anos.

Em fevereiro de 2021, a equipe de Bennett confirmou que ele havia sido diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2016.

Bennett deu à comunidade da música pop mais de cinco décadas de sucesso, ganhando um Grammy Lifetime Achievement Award em 2001, bem como um total de 41 indicações ao Grammy e 19 vitórias. Ele já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo.

Bennett começou sua carreira no final dos anos 1940, após servir na Segunda Guerra Mundial. Ele foi convocado para o Exército dos Estados Unidos em 1944 e serviu na Alemanha até o final da guerra. Ele também foi um pintor talentoso.

Bennett nasceu Anthony Dominick Benedetto em 3 de agosto de 1926, em Queens, Nova York. Seu pai, Giovanni Benedetto, era dono da mercearia, e sua mãe, Anna Maria, era costureira. Seus pais eram ambos imigrantes da Calábria, Itália, uma região no sudoeste da Itália. Bennett estudou música e pintura na New York High School of Industrial Arts. Ele abandonou a escola aos 16 anos para ajudar no sustento de sua família, atuando como garçom cantor em restaurantes italianos.

Bennett serviu na linha de frente da Segunda Guerra Mundial até 1945 e ajudou notavelmente na libertação de um campo de concentração nazista em Landsberg, Alemanha. Após a guerra, ele cantou em uma banda do Exército até retornar aos Estados Unidos em 1946. Em seguida, frequentou a Ala do Teatro Americano e estudou canto de Bel Canto.

No início de sua carreira profissional, Bennett buscou influências como lendas como Louis Armstrong e Bing Crosby, entre outros, mas acabou criando seu próprio estilo de cantar. Ele ficou conhecido por usar fraseados no estilo jazz em seu canto, imitando técnicas instrumentais com seus próprios vocais.

Um dos primeiros grandes shows de Bennett foi uma turnê de abertura para Bob Hope, que foi o primeiro a sugerir que ele usasse o nome “Tony Bennett” em vez de seu nome de nascimento. Bennett assinou oficialmente um contrato de gravação com a Columbia Records e lançou seu primeiro grande sucesso, ” Because of You “, em 1950. Vendeu mais de 1 milhão de cópias e alcançou o primeiro lugar nas paradas pop de 1951. Ele teve outros sucessos nº 1 com “Blue Velvet”, “Rags to Riches” e “Stranger in Paradise”.

Ele também apresentou o “The Tony Bennett Show” por uma temporada em 1956, na qual se apresentaria com convidados especiais como Chaz Chase e The Mills Brothers. Bennett realizou o que agora é lembrado como um concerto marcante no Carnegie Hall na cidade de Nova York em junho de 1962. O show contou com 44 canções. Mais tarde naquele ano, ele lançou o clássico “’I Left My Heart in San Francisco”, que ocupou um lugar nas paradas por um ano e é lembrado como uma de suas canções de assinatura.

Nos últimos anos, Bennett é mais conhecido por seu trabalho com a megastar pop Lady Gaga. A dupla gravou um álbum juntos em 2014 chamado “Cheek to Cheek”, que levou a aclamação da crítica para ambos os vocalistas. O álbum estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos e ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Tradicional no 57º Grammy Awards. Após o lançamento de “Cheek to Cheek”, a dupla embarcou em uma turnê para promover o álbum.

Tony Bennett & Lady Gaga - Foto: Divulgação
Tony Bennett & Lady Gaga – Foto: Divulgação

Gaga e Bennett lançaram um segundo álbum de dupla pop tradicional em 2021, este intitulado “Love For Sale”. Este álbum foi lançado logo após o diagnóstico de Alzheimer de Bennett se tornar público. “Love For Sale” fez dele a pessoa mais velha a lançar um álbum de material inédito aos 95 anos e 60 dias, de acordo com o Guinness Book of World Records.

Bennett anunciou sua aposentadoria das apresentações e apresentou seus últimos shows no Radio City Music Hall em 3 e 5 de agosto de 2021.

Bennett deixa quatro filhos e sua esposa Susan Crow, com quem se casou em 2007. Crow, que é 40 anos mais novo que Bennett, já foi chefe do capítulo da Bay Area de um fã-clube de Tony Bennett. Os dois filhos mais velhos de Bennett, D’Andrea “Danny” e Daegal “Dae”, nasceram da primeira esposa de Bennett, Patricia Beech, em 1954 e 1955. Danny trabalhou como gerente de seu pai por muitos anos.

Bennett teve seus dois filhos mais novos com sua segunda esposa, a atriz Sandra Grant, que conheceu durante as filmagens do filme “O Oscar”. A filha deles, Joanna, nasceu em 1970 e outra filha, Antonia, que também é cantora, nasceu em 1974. Bennett também era avô de quatro filhos.