Música Vídeos

Nada vai parar o meu sonhar: Barroso resgata a importância dos sonhos pelas ruas de SP

Nada vai parar o meu sonhar: Barroso resgata a importância dos sonhos pelas ruas de SP
Foto: Marco-Biglia

O que é sonhar? Qual é o futuro que você deseja? Quais são suas origens? Esses foram os questionamentos que Barroso levou para as ruas de São Paulo para a gravação do clipe de Sonhos, dirigido pelo próprio artista e com edição de Natália Farias. O artista se conectou com três jovens trabalhadores de rua que trazem as tensões do dia a dia e as resistências na luta pelos seus direitos. Com isso, nos deparamos com a importância do sonhar, principalmente em um país de grandes desigualdades sociais. “Esse sistema que rege o mundo faz com que pessoas, preferencialmente pretas, tenham que assumir o peso do mundo enquanto ainda muito jovens. No olhar das pessoas que entrevistei, fica muito evidente que existe o cansaço, mas existe o sorriso. Elas sonham com um futuro melhor”, conta Barroso.

O dia escolhido para o lançamento, Dia das Crianças, foi simbólico para resgatar o lado sonhador de toda criança, que continua vivo dentro de nós. Além disso, também questiona a seriedade na qual as crianças no Brasil estão sendo levadas pelas autoridades. “As crianças são feitas de sonhos. Ser criança é, de alguma maneira, realmente SER. Não se preocupar com o peso do mundo, mas sim com o que tem de mais bonito e potente nele. É trazer essa visão da realidade para poder entender que as coisas ruins existem e coexistem, mas que ainda assim a gente não deixe de sonhar”, diz. A principal inspiração para o clipe foi o Escute o Futuro, coletivo plural e apartidário em prol da aprovação do PL 9796/2018 de Enfrentamento ao Homicídio de Crianças, Adolescentes e Jovens no Brasil, que tem o objetivo de proteger e cuidar da nossa juventude, corpos negros e periféricos em sua maioria.

A nova faixa pertence ao álbum Vendo Sonhos, dividido em atos que formam uma narrativa permeando temas como o amor sendo um ímpeto natural da existência, a coragem para agir com o coração e a sabedoria como nosso único tesouro. Outras sete faixas já foram lançadas: Ato Três . Sabedoria, Ato Zero . Origem, Amor Livre, Infinito Blues, Ato Um . Amar (por Leyllah Diva Black), Ato Dois . Coragem (por Ashira) e The Big Bang Theory e Coisas Mais.

Atualmente, Barroso está no elenco da série Aruanas, no ar em diversos países após a exibição pela Rede Globo no Brasil em 2020. A série original da Globo e Maria Farinha Filmes traz Débora Falabella, Leandra Leal, Taís Araújo e Thainá Duarte como protagonistas. Recentemente, o artista foi um dos sete artistas brasileiros convidados para participar do Unfinished, festival multidisciplinar que acontece na Romênia há cinco anos. A partir de um espaço online inovador, a edição de 2020 contou com 60 participantes de 21 países, com destaque para a artista performática Marina Abramović.