Plantão Cinéfilo

Plantão Cinéfilo: Em Top Gun Maverick, como Tom Cruise reinventa personagem 35 anos após o primeiro filme 

Plantão Cinéfilo: Em Top Gun Maverick, como Tom Cruise reinventa personagem 35 anos após o primeiro filme 
Foto: Divulgação

Siga @instacinefilos

Em 1986, um dos maiores sucessos do cinema mundial estreava nos cinemas. “Top Gun” trazia como protagonista o até então desconhecido Tom Cruise. 35 anos depois com uma onda de sucessos no currículo, o ator é protagonista da mais que aguardada continuação do longa, disponível nos cinemas de todo o Brasil.  

Mas será que Tom Cruise consegue fazer jus ao sucesso do primeiro filme?  

Se formos falar sobre bilheterias, sim. “Top Gun: Maverick” estreou muito bem nos cinemas e é o líder de bilheterias na primeira semana após o lançamento. Não apenas isso, foi responsável por quebrar recordes dada a repercussão de seu lançamento.  

Lançado em 26 de maio de 2022 nos cinemas brasileiros, o filme teve recorde de vendas e bilheteria. Em todo o mundo, o filme arrecadou cerca de US$ 248 milhões desde o lançamento mundial oficial em 27 de maio de 2022. Dentro disso, a produção dirigida por Joseph Kosinski fez US$ 151 milhões nos Estados Unidos, e foi o longa exibido em um recorde de 4.732 cinemas, o maior valor para qualquer filme no primeiro fim de semana. 

Apesar do sucesso, se engana quem pensa que o retorno de Tom Cruise para a franquia foi uma tarefa fácil. Após o lançamento do primeiro filme, o ator afirmou que jamais voltaria a interpretar o personagem Pete “Maverick” Mitchell.  

Segundo o diretor do filme, Joseph Kosinski, o trabalho para o retorno de Cruise à trama se deu com base na razão emocional.  

Em entrevista à Polygon, Joseph afirmou: “Bem, eu trabalhei com o Tom e sabia que começaria com caráter e emoção… O conflito [é sobre] a diferença entre ser um aviador que entra e arrisca sua própria vida, e alguém que está em uma posição mais alta que tem que enviar outros para arriscar suas vidas. Conversei com alguns almirantes que falaram sobre essa diferença. É um tipo diferente de pressão, é quase mais difícil enviar os outros em vez de ir você mesmo. E para mim, parecia que isso alavancou a emoção do filme passado e os relacionamentos que todos nós amamos, mas levou a uma nova direção. Então foi aí que eu comecei,” contou o diretor.  

Explicando mais detalhadamente sobre o processo de convencimento, Joseph afirma que a razão emocional em meio à evolução do personagem foi determinante para que Tom Cruise aceitasse o papel. 

“Eu acho que foi honestamente o elemento que realmente pegou Tom, porque deu a ele uma razão emocional para retornar a esse personagem. A segunda coisa foi, o que Maverick está fazendo? Você sabe, onde podemos encontrá-lo? E essa é a minha própria paixão… Então a ideia de encontrá-lo como piloto de testes no limite do que é possível me pareceu a maneira perfeita de encontrá-lo, e Tom adorou isso.”, completa.  

E como está Tom Cruise? 

Recentemente, Tom Cruise ganhou as manchetes de todo o mundo nas ações promocionais de “Top Gun: Maverick”. Incorporando um aviador na trama, o astro foi visto inúmeras vezes chegando às premières a bordo de seu helicóptero. Não apenas isso, mas ele mesmo era o piloto da aeronave, que carregava o logotipo do novo filme em sua parte lateral inferior.  

Lançado inicialmente em San Diego, na Califórnia, local que abrigou a première do longa, o astro foi flagrado aos sorrisos enquanto pilotava um helicóptero. Aos 59 anos, Tom prova que está em forma, não apenas em ação, mas deixando os fãs boquiabertos com suas atitudes.  

É fato que Tom Cruise é um dos atores mais queridos de Hollywood. Com 44 filmes no currículo, incluindo grandes sucessos, o astro tem um nome ligado a grandes produções.  

Ainda assim, Tom Cruise se renova em “Top Gun: Maverick” promovendo uma fusão perfeita entre nostalgia e novidades.  

Para a trama, o roteirista Christopher McQuarrie, que já colaborou com Cruise em outros sucessos como “Operação Valquíria” e “No Limite do Amanhã”, traz um time de peso para compor o projeto.  

No Twitter, o profissional revelou que o roteiro do longa teria sido o seu melhor trabalho: “Já perdi a conta de quantas vezes assisti a versão finalizada. É o melhor filme do qual eu já fiz parte. Mal posso esperar para ver a reação do público.” 

Em sua estreia, veículos especializados têm colocado “Top Gun: Maverick” com ótima colocação. Segundo o IMDB, um dos mais importantes do segmento, o blockbuster soma um total de 8,7 pontos de 10. No Brasil, o Adoro Cinema, classifica o filme como 4 estrelas, que recebe 4,5 estrelas pelo público.  Será que teremos novidades da franquia em breve?