A série nacional Tremembé, lançada no dia 31 no catálogo do Prime Video, vem chamando atenção ao retratar os bastidores e as vidas de alguns dos criminosos mais conhecidos do Brasil que passaram pelo presídio de Tremembé, em São Paulo — conhecido como “o presídio dos famosos”. Entre os nomes representados estão Elize Matsunaga, Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.
Um dos casos mais perturbadores mostrados na trama é o de Poliana, personagem interpretada por Leticia Tomazella. A figura é inspirada em Luciana Olberg, autora de um dos crimes mais cruéis já registrados no país, cuja brutalidade chocou até membros de fóruns de pedofilia na internet.
O caso real
Segundo o Correio Braziliense, Luciana Olberg foi condenada a 29 anos de prisão por filmar, durante três anos, os abusos cometidos contra suas irmãs gêmeas, que tinham apenas três anos de idade. Além de registrar os crimes, ela compartilhava os vídeos em comunidades de pedofilia online.
Os abusos eram praticados pelo marido de Luciana, proprietário de uma academia de boxe, e por um aluno dele. Ambos mantinham um relacionamento a três com a criminosa. As crianças eram dopadas com bebidas alcoólicas misturadas em suas chupetas antes das agressões.
Os fatos ocorreram em 2013 e vieram à tona somente após um dos usuários dos fóruns de pedofilia denunciar o conteúdo às autoridades. Apesar da gravidade, o caso não recebeu grande repercussão na época e voltou a ser lembrado apenas recentemente, com o livro do jornalista Ulisses Campbell — obra que inspirou a série Tremembé.
Na ficção
Na produção do Prime Video, Luciana Olberg ganha o nome de Poliana. A personagem, aparentemente discreta, tem seu passado revelado aos poucos, mostrando a ligação com outra figura conhecida do presídio: Suzane von Richthofen.
Na vida real, o irmão de Luciana, Rogério Olberg, teve um breve relacionamento com Suzane entre 2015 e 2020, período em que ambos cumpriam pena em Tremembé. O romance chegou ao fim após Rogério descobrir que Suzane mantinha cerca de R$ 120 mil em uma conta secreta.
Com uma mistura de drama e tensão psicológica, Tremembé promete revelar ao público histórias reais de crimes que marcaram o país — e o de Poliana é, sem dúvida, um dos mais assustadores.



















































