Recentemente, o influencer e tiktoker Zé Longuinho viralizou nas redes sociais. Isso porque ele revelou sua sexualidade e admitiu gostar de homens e mulheres. Conhecido por seus vídeos virais, vem conhecer um pouco mais sobre a história desse mineiro.
Quem é Zé Longuinho?
O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, o nome que ganhou a internet. José Henrique Longuinho tem 21 anos nasceu em Santa Rita do Sapucaí, uma pequena cidade no Sul de Minas Gerais, e começou a se destacar na internet aos poucos, até que em dezembro de 2021, decidiu dançar a música ‘No Chão Novinha’, de Anitta e Pedro Sampaio, usando apenas uma sunga em meio a neve dos Alpes Suíços. O vídeo viralizou e ‘Zé Longuinho’ ficou famoso. Virou o assunto da internet, virou manchete e de lá pra cá sua vida nunca mais foi a mesma, o sucesso veio.
Zé Longuinho conta que desde criança, a vida artística sempre o encantou. No entanto, as limitações de uma cidade pequena e a falta de perspectiva no cenário artístico fizeram com que ele deixasse seus sonhos de lado por um tempo. Durante o ensino médio, ele optou por seguir uma carreira em direito, sem saber que um novo rumo o aguardava.
Com a chegada da pandemia, Zé Longuinho decidiu explorar o mundo digital em busca de diversão. Ele entrou para o TikTok, sem grandes expectativas financeiras, buscando apenas se divertir e se tornar conhecido. No entanto, essa decisão acabou abrindo portas para uma série de oportunidades em outras plataformas, como o Instagram, onde ele encontrou trabalho e sucesso.
Questionado sobre quando exatamente sua fama explodiu, ele acredita que foi uma construção gradual ao longo do tempo. No TikTok, ele começou a ganhar popularidade aos poucos, conquistando momentos de destaque e viralidade. Foi nessa plataforma que ele se tornou mais conhecido e notado pelo público. Com destaque para o vídeo dançando de sunga na neve.
Segundo ele, “essa cena inusitada gerou muitos comentários, tanto positivos quanto negativos, muitas críticas por parte de algumas pessoas, enquanto outras gostaram da ousadia e do meu jeito descontraído. Fui parar nos sites de fofocas, o que levou a discussões sobre a imagem dos brasileiros no exterior. Mas, quem foi criticado pela própria família sabe lidar muito bem com tudo isso, e nada me abalou”, afirma Zé Longuinho.
Apesar das críticas e do bullying que enfrentou ao longo de sua vida, tanto dentro como fora de sua própria família, Zé Longuinho reforça que sempre teve em mente que o importante era ser falado, não importando se fosse de forma positiva ou negativa. Essa mentalidade fortaleceu sua determinação e o impulsionou a crescer na internet.
As gravações continuaram e o apoio tanto da família quanto externo foram crescendo. Para Zé, sua grande virada foi a parceria com Kaick Diniz – @ kaick.diniz – com quem mantém um relacionamento e compartilha suas rotinas no Instagram. Essa parceria acabou trazendo uma nova perspectiva para sua carreira e para sua vida pessoal. O apoio de Kaick foi fundamental para que ele voltasse a se concentrar em seu trabalho e encontrasse uma nova inspiração no humor.
Atualmente, Zé Longuinho é uma figura constante nas redes sociais, e suas postagens são sempre motivo de debate e comentários. Ele se tornou um nome frequente no Twitter, com seus vídeos e publicações se tornando assunto entre os usuários da plataforma. Seus vídeos mais famosos contam com a participação de sua tia, e a repercussão tem sido imensa, gerando ainda mais popularidade.
Além de seu sucesso entre o público LGBTQ+, Zé também conquistou uma base sólida de seguidoras mulheres. Ele percebe que seu trabalho vai além do mundo gay e que pessoas de diferentes áreas e profissões reconhecem e apreciam seu conteúdo. Hoje, ele se dedica integralmente à sua carreira nas redes sociais, fazendo parcerias, colaborações e se consolidando como um influenciador digital de sucesso.
Uma grande marca de Zé é seu talento em quebrar tabus; um deles vem se revelando a cada novo vídeo gravado na academia, lugar onde passa bastante tempo para manter o corpo escultural. Sua rotina e seu jeito engraçado de lidar com os treinos e os hábitos na academia viralizam a cada novo vídeo publicado. Com seu jeito simples e engraçado, o influenciador vem se tornado uma referência em meio ao público gay que frequenta esse ambiente e que ainda enfrenta barreiras, e por pessoas que admiram a forma descontraída de ironizar e formular uma crítica ao preconceito com frases do tipo: “chamar de veadinho é fácil, quero ver realizar esse treino”. A frase vem sido repetida e compartilhada e repostada com grande frequência nas redes sociais.
Apesar de todos os obstáculos que enfrentou ao longo de sua trajetória, Zé encontrou seu lugar na comédia. Seu talento para fazer as pessoas rirem e sua autenticidade conquistaram o coração de seus seguidores, garantindo seu crescimento e reconhecimento contínuo na internet, com números impressionantes: são 2.5 milhões de seguidores no Tik Tok, 236 mil no Instagram e vídeos com mais de 47 milhões de visualizações, com uma média de 30 milhões de visualizações no Tik Tok. Os fits de sucesso garantem ainda mais engajamento, como a parceria com o influenciador Ale – @alexandrediorio.
Há um mês morando em São Paulo devido a sua agenda de trabalhos, Zé tem se tornado uma personalidade conhecida em todo o país, e prova que é possível transformar sonhos em realidade por meio da persistência e do amor pelo que se faz. Sua história inspira milhares de pessoas a seguirem seus próprios sonhos e acreditarem em seu potencial criativo.