Celebridades

Kelvin Kiptum, recordista mundial de maratona, morre em acidente de carro

Kelvin Kiptum, recordista mundial de maratona, morre em acidente de carro
Foto: Reprodução

O detentor do recorde mundial de maratona, Kelvin Kiptum, e seu treinador Gervais Hakizimana morreram em um acidente de carro, ocorrido neste domingo (11).

A tragédia aconteceu na região de Elegeyo Marakwet, no oeste do Quênia. As autoridades policiais indicaram que o veículo transportava três pessoas e duas morreram no local do acidente, enquanto a terceira foi levada ao hospital. “Os dois (falecidos) são Kiptum e o seu treinador”, disse Peter Mulinge, comandante da polícia da localidade.

“Era Kiptum quem dirigia em direção a Eldoret quando perdeu o controle (…) matando dois ocupantes no local. Uma passageira ficou ferida e foi levada às pressas para o hospital”, acrescentou Mulinge.

Recordista

Kiptum, que estabeleceu o melhor tempo mundial (2 horas e 35 segundos) na maratona de Chicago em outubro passado, tinha 24 anos. Ele estava em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

Essa marca Kiptum foi a terceira vez que foi estabelecida como recorde mundial masculino em Chicago, e a primeira desde 1999, quando foi conseguida pelo marroquino Khalid Khannouchi.

Kiptum também venceu as duas maratonas anteriores, na estreia em Valência em 2022 e no ano seguinte em Londres.

O atleta queniano anunciou a intenção de se tornar o primeiro homem a correr uma maratona oficial em menos de duas horas, na competição de Roterdã, no dia 14 de abril.