Internet

Repórter recebe ameaças de morte após expor esquema de fake news pró-Bolsonaro

Repórter recebe ameaças de morte após expor esquema de fake news pró-Bolsonaro
Foto: Reprodução

O jornalista Lucas Neiva, do site Congresso em Foco, virou alvo de ataques nas redes sociais no último final de semana, após expor um esquema de fake news pró-Bolsonaro promovido em fóruns na internet.

Prints compartilhados pelo site mostram mensagens com ameaças de morte e outros conteúdos de ódio, em uma espécie de campanha de difamação. “Parece que alguém vai amanhecer morto”, escreveu um dos usuários. “Eu ri do jornalista esfaqueado em Brasília e queria que acontecesse mais”, acrescentou outro no site 1500chan, o mais ativo imageboard brasileiro. Dados pessoais e endereço de Lucas foram levantados e publicados no site.

De acordo com o Congresso em Foco, as ameaças foram registradas pelo jornalista em um boletim de ocorrência na 9ª Delegacia de Polícia de Brasília.

O imageboard, também chamado pelos usuários de chan, é um fórum anônimo em que internautas se comunicam sem qualquer tipo de identificação, não havendo distinção entre eles. Ataques a movimentos sociais, propaganda de extrema-direita, divulgação de conteúdo declaradamente racista e antissemita, bem como teorias de conspiração ocupam o topo das abas políticas desses sites.