POP Mais nas redes sociais

    O que procura?

    Notícias

    TikTok pede autorização ao Banco Central para oferecer empréstimos no Brasil

    Plataforma da ByteDance quer ampliar atuação no país com contas digitais, pagamentos e oferta de crédito, seguindo modelo de fintechs como o Nubank.

    tiktok
    Foto: Reprodução

    A rede social TikTok deu mais um passo rumo à expansão de seus serviços no Brasil. Segundo informações divulgadas pela Reuters, a plataforma solicitou ao Banco Central do Brasil autorização para atuar como instituição financeira no país.

    De acordo com fontes do setor, o pedido inclui duas licenças estratégicas: a de “emissor de moeda eletrônica” e a de “sociedade de crédito direto” (SCD). Caso aprovadas, essas autorizações permitirão que o aplicativo ofereça contas digitais, possibilitando aos usuários guardar dinheiro, receber transferências e realizar pagamentos diretamente na plataforma.

    Além disso, a licença de SCD abriria caminho para que o TikTok conceda empréstimos com recursos próprios ou atue como intermediador entre clientes e instituições financeiras. Na prática, a iniciativa colocaria a empresa em um modelo semelhante ao adotado pelo Nubank, ampliando sua atuação para um ecossistema completo de serviços financeiros.

    Ainda segundo a reportagem, executivos da ByteDance, controladora do TikTok, se reuniram com representantes do Banco Central em Brasília para discutir o tema, reforçando o interesse da empresa no mercado brasileiro.

    Essa não é a primeira investida da companhia no setor financeiro. Em 2021, a ByteDance lançou o Douyin Pay na China, integrado à versão local do aplicativo, e, em 2023, buscou licenças para serviços de pagamento na Indonésia.

    Se a autorização for concedida, o movimento pode intensificar a concorrência no mercado financeiro digital brasileiro e marcar a entrada definitiva das redes sociais no setor de crédito.

    Avatar photo
    Written By

    Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

    Veja também

    Internet/ Influencers/ TikTok

    O influenciador digital norte-americano John Davis morreu aos 55 anos na última quarta-feira (10), após passar mal durante uma transmissão ao vivo realizada ao...

    Viral

    Declaração no TikTok gera repercussão e reacende debate sobre conceitos de hereditariedade nas redes sociais.

    Internet/ Influencers/ TikTok

    Brandi Glanville afirmou que precisou ir ao pronto-socorro após método caseiro causar complicações.

    Anúncios