Televisão

Até logo! Galvão Bueno comenta sobre seu último jogo de Copa do Mundo: “Estou meio estranho”

Até logo! Galvão Bueno comenta sobre seu último jogo de Copa do Mundo: “Estou meio estranho”
Imagem: Reprodução/ TV Globo

Neste domingo (18), acontece a final da Copa do Catar, disputa que vale o título de campeão disputado entre as seleções da Argentina e França. Galvão Bueno será o narrador da partida, que terá transmissão da TV Globo.

Este será o último jogo de Copa do Mundo que terá a locução de Galvão, após 41 anos na função. Foram 13 edições da competição, 11 delas na emissora da família Marinho.

Na primeira, em 1986, narrou atuações de gala de Maradona nas oitavas de final contra o Uruguai e na semifinal contra a Bélgica. Galvão fechará seu ciclo em Copas do Mundo com outro craque argentino vestindo a camisa 10 em campo: Lionel Messi.

Em sua trajetória nas transmissões de Mundiais, Galvão Bueno foi a voz de dois títulos da seleção brasileira, o tetracampeonato em 1994 e o penta em 2002. Narrou ao todo 53 partidas do Brasil no torneio, com 36 vitórias, oito empates e nove derrotas.

Galvão criou bordões que transcenderam o mundo esportivo e se integraram à cultura popular brasileira. Do “haja coração” ao “lá vem eles de novo”, foi a voz do torcedor por mais de quatro décadas.

Sobre sua despedida, o narrador comentou: “É o último, a caminho de uma final de Copa do Mundo, última vez. Estou meio estranho, estou meio bozó.”

A partida entre Argentina e França começa às 12h (horário de Brasília).