Música

Veja cinco curiosidades sobre João Gomes, 1º cantor de piseiro indicado ao Grammy Latino

João Gomes
Foto: Divulgação

Natural de Serrita, em Pernambuco, o cantor João Gomes ficou conhecido pela voz grave e sua ascensão “meteórica”. Aos 21 anos de idade, o artista de piseiro foi indicado pela primeira vez ao Grammy Latino em 2023, com o álbum ‘Raiz’, na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.

Esta não é somente a a primeira vez de João Gomes na premiação, mas também a primeira vez que um artista de piseiro é indicado. Ele concorre com Gaby Amarantos (TecnoShow), Carminho (Portuguesa), Elba Ramalho (Elba Ramalho No Maior São João Do Mundo), Almir Sater (Do Amanha Nada Sei) e Gabriel Sater (Erva Doce). “Não vai cair essa ficha. A gente está indicado pra final do Grammy”, comemorou o cantor em suas redes sociais.

  1. Coral

Quando tinha sete anos, João começou a cantar no coral da igreja e, com o passar do tempo, se interessou pelo piseiro. O gênero musical, que também é um ritmo de dança, representa uma variação da pisadinha, que vem do forró, misturada a elementos de ‘arrocha’ e ‘eletrobrega’.

  1. Antes da música

Antes da fama, João cursou Agropecuária no Instituto Federal do Sertão Pernambucano por Ele começou a chamar atenção publicando vídeos nas redes sociais, principalmente no TikTok, cantando em festas com os amigos. “Era uma roda de amigos. Eu peguei o microfone uma vez e cantei uns Forrós antigos, que eu gosto muito, e a galera curtiu”, lembrou em um entrevista.

  1. Sucesso aos 18 anos

O artista passou a focar na música e em divulgar seus trabalhos na internet em 2019, quando tinha apenas 18 anos. No TikTok, a música ‘Meu Pedaço de Pecado’ se tornou um sucesso absoluto, e o público se surpreendeu ao descobrir o jovem por trás da voz.

  1. Primeiro álbum

João Gomes lançou seu primeiro álbum, ‘Eu Tenho a Senha’, em 2021. A obra reúne alguns de seus maiores hits, como ‘Meu Pedaço de Pecado’, ‘Se For Amor’ e ‘Aquelas Coisas’. A setlist foi criada em apenas 15 dias e então divulgada para o público.

  1. Parcerias

Apesar dos poucos anos de carreira, o cantor já fechou parcerias com artistas nacionais de destaque como Felipe Amorim, Tarcísio do Acordeon, Gabi Martins, Vitor Fernandes e até Whindersson Nunes.