Apenas 900.000 espectadores sintonizaram ao vivo para assistir ao Video Music Awards na MTV este ano, segundo informações do jornal Daily Mail. O número representa uma queda de 31% em relação à edição de 2020, que há havia registrado uma queda substâncial.
Com participação de Madonna, e shows de Lil Nas X, Olivia Rodrigo, Justin Bieber, Shawn Mendes e Camila Cabello, a premiação ainda conseguiu registrar uma perda de público de 17% dentro da faixa etária que é o foco do evento – entre 18 e 29 anos.
É o oitavo ano consecutivo em que a audiência diminui, e ocorre uma década depois que a festa de premiação atingiu um recorde de 12,45 milhões de espectadores em 2011.
Em 2019, o programa atraiu 1,93 milhão de espectadores, 2018 registrou 2,25 milhões e 2017 obteve 2,9 milhões de pessoas sintonizando a emissora.
VMA bombou nas redes sociais
Apesar da queda de audiência na TV, o VMA atraiu, pela primeira vez, mais reações nas redes sociais do que o Super Bowl. Segundo o Hollywood Reporter, o programa gerou 38 milhões de interações, mais do que qualquer outro programa de TV esse ano.
Anitta no VMA
Segundo análise realizada pela empresa Decode, do banco BTG Pactual, Anitta foi na contramão dos números de audiência do VMA.
A brasileira, a primeira a se apresentar na premiação, viu as buscas por seu nome crescerem 3.950% no Google. A presença de Anitta no VMA também rendeu um crescimento de 19% nas visualizações em seus vídeos no YouTube.
Anitta também passou 6 horas entre os 10 assuntos mais comentados do Twitter, destes 38% reclamaram que a cantora não foi divulgada na MTV Brasil, 27% afirmaram que só assistiram ao VMA por conta da carioca, 24% das menções foram com sentimento de orgulho pela conquista da cantora, 11% por outros motivos.
A performance de “Girl From Rio” registrou 1,8 milhão de views em 24 horas, o equivalente a 21 plays por segundo.
Os resultados obtidos por Anitta ajudaram no crescimento geral do VMA nas redes sociais.