BBB23

BBB23: Aline Wirley cai no choro após perceber racismo de aliados: “Não consegui ver”; veja vídeo

BBB23: Aline Wirley cai no choro após perceber racismo de aliados: “Não consegui ver”; veja vídeo
Foto: Reprodução

A ficha caiu para Aline Wirley! Após escutar trechos da conversa entre Bruna Griphao e Domitila Barros, a ex-Rouge decidiu desabafar na madrugada desta terça-feira (21) com Sarah Aline e não conseguiu segurar as lágrimas com a possibilidade de seus aliados estarem reproduzindo o racismo com os rivais durante o confinamento no BBB23.

“A Bruna me trouxe um pouco da conversa que rolou, mas, independente disso… Uma sensação de que talvez tento, da constelação que eu tô, são pessoas brancas e talvez de alguma maneira eu não esteja vendo coisas que eu deveria ver. Eu quero que você me ajude, de repente, eu entrei num lugar esquisito de sentimento e sensação. Algumas eu consigo identificar. Conversei muito com o Fred sobe arrogância, mas não sei”, disse Wirley.

“Eu não sei se foi isso que a Domitila falou, mas, por exemplo, de não vir entreter. Não acho que é um lugar onde você não devesse estar, pois você construiu relações. É um pouco sensível, porque não consigo te dar a certeza se tem coisas que você não está vendo e estão sendo vistas. A gente vê algumas coisas nas formações dos quartos, como eles ficaram. A maneira de acolher afetos, escolher seus alvos com motivos e interpretações”, disse Sarah Aline, tentando aliviar o sentimento de culpa da colega.

Neste momento, Aline Wirley percebe que o Quarto Fundo do Mar é formado apenas por pessoas pretas. “A gente tem um quarto majoritariamente negro e eu só reparei isso agora. Será que eu não vi [racismo], Sarah?”, questionou. “É porque tem muito carinho e afeto”, amenizou a psicóloga.

Por fim, Wirley desabafa sobre os seus sentimentos em relação ao que aconteceu. “Na conversa que a Bruna teve com a Domi em algum lugar, a Domi traz isso e ouvindo me deu um: ‘será?’. Eu não conseguia ver as coisas como racismo, mas agora sinto, porque a gente dá mais espaço. Para mim, é uma benção poder te ouvir. Uma mulher preta tão jovem e com tanto para ensinar. Eu também tô tentando me encontrar, sabe? Não sei se aconteceu ou se tá acontecendo, mas me deu um sentimento de culpa e tristeza que se confunde com carinho e afeto”, esclareceu a cantora.

Entenda

Na madrugada de hoje (21), Bruna Griphao e Domitila Barros vivenciaram um dos jantares mais desconfortáveis desta edição até o momento. Ao tentar passar a relação a limpo, a Miss Alemanha apontou os erros da atriz e seu aliados, evidenciando possíveis atitudes racistas do Quarto Deserto.

“Você, a Larissa e o Fred, em situações diferentes, me deram o sentimento de que vocês estão acostumados a lidar com pessoas como Domitila para servir ou entreter, mas não ir para o combate pau a pau…”, disse. Em outro momento, Barros ainda compara o seu comportamento com Griphao. “Entende a dinâmica, Bruna? Quando você fala é normalizado. Quando eu falo, é uma agressão”, disse.

Após o ocorrido, Griphao compartilhou essas falas com Amanda Meirelles e Aline Wirley. “Olha isso, como isso é tendencioso. [Ela falou]: ‘Eu acho que você, Fred e Larissa não estão acostumados a lidar com uma pessoa como eu sem ser em uma posição de serventia”, disse. “Interessante isso que ela traz”, afirmou Wirley.

Fred Desimpedidos também deu a sua opinião sobre as falas de racismo de Domitila, mas, na sua visão, ela tem exagerado. “Ela usa essas questões sociais o tempo todo. Foi o que eu falei, sempre valorizei a trajetória dela, mas ela sempre vem nessa questão”, disse. “Na verdade, é do lugar de fala dela. Pra além de jogo, isso pode, sim, ser um gatilho. Porque pra mim também, muitas vezes, é um gatilho, porque é o que acontece”, rebateu Aline Wirley.