Notícias

Anvisa proíbe comercialização e uso de produtos Kinder no Brasil

Anvisa proíbe comercialização e uso de produtos Kinder no Brasil
Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (14), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso de produtos da marca Kinder.

A decisão se deu após o órgão receber um alerta global da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), comunicando surto de Salmonella typhimurium em chocolates da marca em alguns países.

“Embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, conforme noticiado pela Anvisa, a agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”, informa a autarquia, em nota.

Contaminação

Para quem não está sabendo, na semana passada, a Ferrero (dona da marca) abriu uma investigação após a suspeita de que 57 pessoas tenha sido contaminadas pela bactéria no Reino Unido. Dentre elas, a maioria são crianças de cinco anos de idade ou menos.

Os representantes da empresa Ferrero no Brasil enviaram comunicado oficial à Anvisa, no qual informaram que a contaminação por Salmonella aconteceu na fábrica em Arlon, na Bélgica, e que as operações naquela planta fabril haviam sido suspensas.

No comunicado, a empresa afirma que iniciou recolhimento dos produtos, que foram fabricados na Bélgica, em todos os países de destino, e que a contaminação não atinge os produtos comercializados no Brasil.

A Anvisa segue o monitoramento do caso junto a empresa e acompanha as informações veiculadas por outras autoridades internacionais.

Prevenção

Como medida preventiva, a Agência recomenda aos consumidores que possuam ou pretendam adquirir chocolates da marca Kinder, que verifiquem no rótulo os dados do fabricante do produto, especialmente dos produtos abaixo relacionados.