Conecte-se

O que procura?

Filmes & Séries

Ator Rodrigo Tardelli relata sobre representatividade LGBTQ+ nas webséries da Ponto Ação

Rodrigo Tardelli (Foto: Divulgação)

E no Dia do Orgulho LGBTQ+, nada mais apropriado que falar sobre a representatividade que a comunidade tem ganhado dentro das produções audiovisuais. E se tem uma galera que se destaca quando o assunto é representatividade, é a produtora Ponto Ação Produções e seus projetos, que desde 2017 trazem para suas webséries a temática LGBTQ+ da forma que deve ser: leve e natural.

Em sua grande maioria, quando o tema LGBTQ+ entra em uma grande produção, o assunto se torna a problemática e algo não normalizado. Mas para os sócios Natalie Smith, Priscilla Pugliese e Rodrigo Tardelli, as questões LGBTQ+ são tratadas com bastante naturalidade, apenas fazendo parte de uma outra história central. Desde seus primeiros sucessos, esse tem sido todo o diferencial dos projetos da Ponto Ação, produtora de audiovisual independente.

Advertisement

“Quando nós começamos a produzir conteúdo LGBTQ+ na Ponto Ação, não existiam tantas webséries e séries que abordassem esse assunto. Eu já tinha consciência da importância dessa representatividade, a importância de unir a nossa voz nessa luta da comunidade, mas eu não sabia que a necessidade era tanta. E essa necessidade foi algo que só percebi quando estávamos emendando um projeto no outro e o público querendo consumir cada vez mais nossos produtos. Foi quando entendi também que, além de um personagem individual ou de um núcleo nas produções, a galera precisava e queria ver um protagonismo LGBTQ+ na história. Aprendemos cada vez mais e entendemos mais sobre a necessidade e a real importância dessa representatividade com o passar dos anos e projetos”, conta Rodrigo Tardelli.

Os maiores sucessos da produtora até hoje são “A Melhor Amiga da Noiva”, “Até Você Me Esquecer” e, o mais recente, “The Stripper”. E o que tem de comum entre elas, é que as primeiras temporadas são baseadas em fanfics – histórias escritas por fãs -, que os sócios e atores adaptam para o formato audiovisual. E nessas histórias já é possível perceber uma naturalidade do relacionamento LGBTQ+, que a produtora tenta manter e atenuar quando estão no processo de adaptação do roteiro e de gravação.

Advertisement

“As histórias das fanfics que nós produzimos, normalmente, já apresentam essa naturalidade. Quando estamos em processo de adaptação, tentamos manter ao máximo e até mesmo naturalizar ainda mais o relacionamento LGBTQ+ que protagoniza a trama, porque colocamos em um cenário mais real. Tentamos sempre fugir do clichê que já vemos, fugir das questões de agressão, do preconceito, da violência que a comunidade sofre. Gostamos de contar o outro lado, o amor que envolve as duas pessoas, e para que quem assista, possa se identificar, independente se é um casal feminino, masculino, etc”, afirma Tardelli.

“Entre Duas Linhas” foi a primeira produção da Ponto Ação e já trazia para história o relacionamento LGBTQ+. Após o lançamento do curta, os sócios e atores passaram a receber ainda mais pedidos de conteúdo vindos do público. Foi quando decidiram trabalhar com “A Melhor Amiga da Noiva”, a primeira fanfic adaptada por eles para websérie, em que a história é baseada no suposto relacionamento entre as cantoras internacionais Camila Cabello e Lauren Jauregui, na época ainda integrantes do grupo Fifth Harmony.

Apesar de já receberem muitos pedidos, a websérie ultrapassou qualquer expectativa que os atores e sócios poderiam ter. “A Melhor Amiga da Noiva”, lançada em março de 2017, se tornaria nos próximos anos a maior websérie LGBTQ+ da América Latina. Além de receber prêmios em importantes festivais internacionais. “Até Você Me Esquecer”, foi o projeto que sucedeu, em novembro de 2017. Dessa vez, a história fanfic era baseada no suposto relacionamento entre os cantores Harry Styles e Louis Tomlinson, do grupo One Direction. E o que seguiu para o websérie, não foi diferente. Indicada em grandes festivais, a segunda etapa rendeu ao ator Rodrigo Tardelli o prêmio de “Melhor Ator de Drama” no RioWebFest 2019.

A mais recente websérie “The Stripper”, lançada no final do ano passado e início desse ano, também superou expectativas se tornando em pouco tempo um fenômeno entre os fãs e o novo público que descobriu a Ponto Ação através dessa produção.

Ou seja, além de levarem representatividade para as produções audiovisuais, a Ponto Ação levou seus projetos a outro nível, em escala nacional e internacional. Sendo assim, hoje a produtora é considerada referência entre as produções independentes e produções LGBTQ+.

“A cada série e trabalhos que realizávamos, a proporção que tomava com o público crescia. Passamos a sentir uma responsabilidade através da identificação do público com as histórias e como eles abraçavam os projetos. E essa responsabilidade se tornou uma representatividade e com ela veio todo o cuidado que sempre tomamos, além de todo estudo que sempre fizemos para entender o universo da comunidade. A cada projeto nosso, nós melhoramos e nos empenhamos ainda mais para que as histórias se tornem cada vez mais próximas da realidade de quem é da comunidade e sabemos que o público percebe isso”, relata Rodrigo.

Hoje, no Dia do Orgulho LGBTQ+, data que fala não somente de uma luta contra preconceitos e violência, mas, principalmente, de uma luta do amor e de histórias de pessoas únicas, se torna ainda mais importante valorizar o espaço que a comunidade tem ganhado e a representatividade que tem sido cada vez maior. Cada passo dado a favor do movimento representa muito para que o outro lado da história, protagonize a realidade.

Foto: Reprodução

“É uma troca muito importante entre nós e a comunidade LGBTQ+, que nos abraçou. São as nossas vozes unidas com a voz dessas pessoas que lutam e que amam, que faz com que o barulho do movimento seja cada vez maior. É muito bonito ajudar e dar a mão à comunidade, mostrando que eles estão sozinhos nessa luta, que é bonito contar uma história de amor, viver uma história de amor independente de com quem seja e como seja. Sabemos que já ajudamos muitas pessoas a se aceitarem, a abrirem essa parte de suas vidas para suas famílias e até mesmo famílias que passaram a aceitar melhor depois de verem as histórias que contamos. Temos a consciência que somos esse apoio e que eles precisam da gente”, conclui Rodrigo Tardelli.

O isolamento social que o país e o mundo enfrentam, fez com que os grandes movimentos que acontecem em junhos em comemoração ao mês e ao dia do Orgulho LGBTQ+, fossem cancelados. Entretanto a comunidade se reúne nas redes sociais para comemorar. E é nesse cenário, que a Ponto Ação iniciou um especial de remembers dos melhores momentos dos casais dos seus sucessos. Após o casal Feju, de “A Melhor Amiga da Noiva”, na próxima terça-feira (30), Larry, de “Até Você Me Esquecer”, toma conta do canal da produtora.

Bombando!

Celebridades

Louis Hofmann, conhecido por interpretar Jonas Kahnwald na série de suspense “Dark”, produzida pela Netflix, teve uma cena de nu frontal, feita em um...

Celebridades

Conhecido por interpretar Lúcio no remake de ‘Eramos Seis’, folhetim exibido na faixa das 18h pela TV Globo,  o modelo e ator Jhona Burjack...

Celebridades

Após rumores que circulavam desde o início do mês, a assessoria da cantora Manu Gavassi confirmou que ela e o engenheiro Igor Carvalho não...

Celebridades

O republicano KW Miller, candidato a um pleito congressista pelo estado da Flórida, nos Estados Unidos, teve uma fala polêmica viralizada no Twitter neste...

Anúncios
Anúncios

POP Mais no Twitter