Celebridades

Cofundadora do Nubank afirma que é ‘difícil’ contratar líderes negros: “não dá pra nivelar por baixo”

Cofundadora do Nubank afirma que é ‘difícil’ contratar líderes negros: “não dá pra nivelar por baixo”
Foto: Reprodução

A cofundadora de fintech Nubank, Cristina Junqueira, afirmou em entrevista ao vivo no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, que é “difícil” encontrar candidatos negros capacitados para as vagas de alta liderança na empresa. De acordo com informações do Yahoo, Junqueira disse que o Nubank tem uma exigência muito alta para os cargos.

Segundo ela, a empresa investe em programas de formação gratuitos, mas que não pode “nivelar por baixo”. Além disso, ela declarou também que “não vai resolver um problema criando outro”.

“Não adianta colocar alguém pra dentro que depois não vai ter condições de trabalhar com as equipes que a gente tem. Depois não vai ser bem avaliado. A gente não está resolvendo um problema, está criando outro, né?”, afirmou.

A jornalista Angelica Mari, da Forbes Brasil, havia questionado sobre as ações afirmativas da empresa para colocar mais negros em posições de liderança dentro do Nubank. Ela respondeu, afirmando que já existe em andamento grupos focado no recrutamento de minorias.

“Já faz algum tempo que a gente procura para várias posições, inclusive uma vice-presidente de marketing para trabalhar comigo. Estou há bastante tempo procurando e é difícil. Recrutar Nubank sempre foi difícil.”, contou.

“Não dá pra nivelar por baixo. Por isso a gente quer investir em formação. Não adianta colocar alguém pra dentro que depois não vai ter condições de trabalhar com as equipes que a gente tem. Depois não vai ser bem avaliado. A gente não está resolvendo um problema, está criando outro, né?”

Veja a entrevista:

A fala repercutiu negativamente para a empresária, que teve seu nome entre os mais comentados no Twitter, nesta quarta (21).

Cristina Junqueira pede desculpas após fala racista

Cristina Junqueira, uma das fundadoras do Nubank, foi as redes sociais, nesta quarta-feira (21) pedir desculpas após soltar uma fala extremamente racista, durante entrevista ao programa “Roda Vida”, da TV Cultura.

Na ocasião, ela justificou a não contratação de pessoas pretas para cargos de lideranças, por que “não dá para nivelar por baixo”, sugerindo que pessoas de cor não são qualificadas.

“Ontem, eu estive no Roda Viva […] Teve um trechinho do que eu falei lá que infelizmente não repercutiu tão bem. E eu queria dizer que falar de diversidade racial, gente, não é fácil”, disse Junqueira.

“Queria pedir desculpas, [porque] acho que não me expressei da melhor maneira. É super importante a gente ter uma comunicação clara. Queria agredecer todo o feedback que está vindo, a repercussão que isso está tendo porque todo mundo tem o que aprender”, afirmou.